Notícias

14 de agosto de 2025

Na contramão do cenário nacional, varejo potiguar registra alta em junho

Crescimento de 0,9% em junho e alta acumulada no semestre de 1,7% foram superiores às médias nacionais

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O crescimento de 0,9% em junho de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado, do Comércio Varejista Ampliado do Rio Grande do Norte foi na contramão da média nacional, que observou queda no último mês (-3,0%). Essa é uma das constatações do Instituto Fecomércio RN, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (13). O IFC aponta que a alta em junho ocorreu sobre uma base elevada, quando comparada a junho de 2024 (+2,4%). Ou seja, é crescimento em cima de crescimento. Mesmo assim, o estado segue na contramão do país, que registrou queda em cima de um crescimento mais tímido do mesmo mês do ano anterior (+1,7%).

O contraste com o cenário nacional também se repete na leitura mês contra o mês anterior, com ajuste sazonal, em que o RN avançou 0,3% e foi o único estado do Nordeste com resultado positivo, enquanto o país recuou 2,5%. No acumulado do 1° semestre, o estado cresceu 1,7%, o triplo da média brasileira (+0,5%).

“Os números do IBGE refletem o cenário de investimento e crédito mais restritos, diante da elevação da taxa de juros e do elevado endividamento da população. Mas ainda assim, o consumo segue crescendo, impulsionando a economia e geração de empregos no Rio Grande do Norte”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Outras notícias

Ir para o conteúdo
Fecomércio RN
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.