Notícias

15 de setembro de 2020

Mostra Sesc de Arte e Cultura promove grafitagem em muros de escolas públicas

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Serviço Social do Comércio (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, tem se empenhado em manter suas atividades culturais. É com este foco que, ao longo deste mês de setembro, a entidade desenvolve a 14ª edição da Mostra Sesc de Arte e Cultura, que tem como palco principal as ruas da Grande Natal, mais precisamente, muros de escolas públicas.

Todas as edições da Mostra Sesc de Arte e Cultura contam com uma intensa programação, envolvendo a comunidade e popularizando a literatura, artes cênicas, música, artes visuais, audiovisual e expressões da cultura popular. Contudo, devido ao atual momento, surgiu o projeto “Pontos Cardeais: Intervenção Urbana”, com a proposta do grafite e produção de documentários sobre a criação e execução da arte-visual, acessível por meio de um QR Code.

O projeto contempla escolas estaduais e municipais, localizadas nos bairros do Novo Amarante, Vila de Ponta Negra, Rocas, Cidade da Esperança e Alecrim, envolvendo seis artistas potiguares: Miguel Carcará, Marcelo Borges, FB Osmo, Clara Felix, e o coletivo Abôio formado por Clarissa Torres e Viviane Fujiwara.

“O grafite é uma expressão artística que causa impacto na sociedade, convidando a pessoa que passa por perto a refletir sobre a mensagem que está retratada ali. Nossa ideia é que o artista expresse a realidade do bairro e das pessoas, principalmente, das crianças dessas escolas”, defende o diretor regional do Sesc RN, Fernando Virgilio.

Os artistas foram convidados a expor um estilo próprio, desde que retratem as realidades daquela comunidade, tomando como ponto de partida a troca de experiência com os alunos, professores e pessoas locais. Cada muro modificado contará um pouco da história do respectivo bairro pela técnica arte-visual. Quando houver o retorno das aulas presenciais, em 2021, será proposto ações formativas em arte-educação com a mesma temática.

Para finalizar esta etapa, o Sesc RN desenvolverá obras audiovisuais contando como se deu o processo de escolha, criação e execução do grafite, que será disponibilizado na internet e por meio da experiência da realidade aumentada com QR Code, fixado no próprio muro. Com isso, proporcionando acesso à arte e à cultura de forma diversa, atuando artisticamente na paisagem urbana, instigando os olhares, estimulando momentos de aprendizagem com intercâmbio virtual entre os bairros e suas relações de identidade, humanas, de espaço, território e do patrimônio material e imaterial.

Serviço:

O que? Mostra Sesc de Arte e Cultura – Projeto Pontos Cardeais: Intervenção Urbana

Onde?

  • Escola Estadual Jerônimo de Albuquerque. Endereço: Rua Vereador Manoel Coringa de Lemos, 75, Vila de Ponta Negra.
  • Escola Municipal Vicente De França Monte. Endereço: R. São Bento, Novo Amarante, São Gonçalo do Amarante.
  • Escola Estadual Isabel Gondim. Endereço: Largo Professor Acrísio Freire, S/N, Rocas.
  • Escola Estadual Lauro De Castro. Endereço: Rua Souza, 71, Cidade Da Esperança
  • Escola Estadual Professor João Tibúrcio. Endereço: Rua Dos Pajeus, Alecrim

Quando? A partir de 14 de setembro de 2020

Outras notícias

Pular para o conteúdo