Discussões foram mediadas pelo coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, George Costa
No rol das discussões do potencial do turismo de eventos, o Motores do Desenvolvimento debateu a importância das parcerias público-privadas (PPPs) para os equipamentos de convenções do País na manhã da quarta-feira (30). O Governo do Estado deu início, há cerca de uma semana, a um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a adoção do modelo para o Centro de Convenções de Natal (CCN). O PMI é um estudo de viabilidade empregado pelo Poder Público para que a iniciativa privada apresente análise de exequibilidade de projetos.
“A expectativa é que, dentro de 120 dias, a PMI esteja disponível para os investidores”, explicou Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur, que administra o CCN. A mesa teve participação de Leonardo Vieira, diretor do geral do Centro de Convenções (CentroSul) de Florianópolis, em Santa Catarina, a primeira a PPP do País.
Ele apresentou números referentes ao CentroSul que demonstram a importância do modelo para alavancar o segmento em um determinado destino. “Para se ter uma ideia, não temos mais vagas para 2025. Nossa taxa de ocupação média é de 272 dias por ano. Nos especializamos em eventos científicos e, desde então, a demanda tem sido muito alta. No ano passado, 730 mil congressistas passaram pelo CentroSul”, explanou Vieira.
George Costa, coordenador da Câmara Empresarial do Turismo (CET), da Fecomércio RN, mediou o debate. Ele ressaltou a necessidade de que os dados sobre o segmento estejam cada vez mais acessíveis para que se demonstre ao poder público a força desse segmento. “É preciso ter dados reais que mostrem o diferencial do turista de eventos e nós entendemos e fazemos uma apelo à Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (CNC) na geração dessas informações. Precisamos segmentar para tomarmos decisões mais assertivas”, falou.
Ele também defendeu melhorias na infraestrutura do CCN. “Sem isso, a gente perde muita competitividade”, disse George Costa.
Durante a mesa foram debatidos ainda a importância do segmento com a cidade, com destaque para o aumento de turistas e o envolvimento das entidades de classe na captação de congressos.
O 44º Motores do Desenvolvimento foi promovido pelo Sistema Tribuna em parceria com a Fecomércio RN, o Natal Convention Bureau, a Prefeitura do Natal (via Setur) e o Governo do Estado (via Emprotur) e tem como objetivo desta edição discutir o turismo de eventos no RN.