Notícias

3 de agosto de 2022

Mercado espera Selic a 13,75% e que BC deixe porta aberta para nova alta

Na sua reunião que termina nesta quarta-feira (3), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve elevar a Selic em 0,50 ponto porcentual, de 13,25% para 13,75% ao ano – a 12ª alta seguida -, e é crescente a corrente no mercado financeiro que espera que o ciclo de aperto monetário continue em setembro, para buscar uma inflação “ao redor” do centro da meta (3,25%) em 2023. A primeira sessão do Comitê começou nesta terça-feira (2) às 9h48 com a análise de conjuntura.

Para economistas consultados pelo Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o BC deve, ao menos, deixar uma porta aberta para uma nova alta da taxa básica de juros em setembro diante do estouro das expectativas inflacionárias, das surpresas com a atividade econômica e do enfraquecimento do teto de gastos – a regra que atrela as despesas à inflação e é usada como âncora fiscal.

Com um aumento em setembro, a taxa chegaria – ou ficaria bem próxima – ao seu último pico, de 14,25%, que durou de julho de 2015 a outubro de 2016, no governo da então presidente Dilma Rousseff. Como daquela vez, a perda de credibilidade fiscal é um dos motivos que explicam a dose alta de juros, mas agora o choque inflacionário global também dá sua contribuição, afirmam os especialistas.

O aumento do juro básico da economia se reflete em taxas bancárias mais elevadas, embora haja uma defasagem entre a decisão do BC e o encarecimento do crédito (entre seis e nove meses). A elevação da taxa também influencia negativamente o consumo da população e os investimentos produtivos.

Desde a reunião de maio, o BC sinaliza a intenção de encerrar o atual processo – o mais forte choque de juros desde 1999, com alta acumulada de 11,75 pontos percentuais, já incluindo a elevação esperada para hoje.

Das 51 instituições financeiras consultadas pelo Estadão/Broadcast, 49 projetam alta de 0,50 ponto porcentual da Selic. Caso a projeção majoritária seja confirmada, será a taxa mais alta desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75%. O consenso do mercado segue a sinalização dada pelo BC na reunião anterior do Copom, em junho, de nova alta de juros “de menor ou igual magnitude” (0,50 ponto porcentual).

‘Fiscal pior’

“Acho que o BC vai deixar a porta aberta para outra alta de mesma ou menor magnitude, o que seria entre 0,50 ponto porcentual e 0,25 ponto porcentual, em setembro. Desde o último Copom, o BC viu as expectativas piorando bem e o fiscal muito pior, tanto em termos de risco quanto de incentivo à demanda. Lá fora a atividade está mais fraca, mas aqui está bem mais forte mesmo”, afirma o economista-chefe da Garde Asset, Daniel Weeks, que espera que a Selic alcance 14,25% no mês que vem.

O economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria, espera ajuste residual de 0,25 ponto porcentual em setembro, para 14%, fechando o ciclo. O economista aponta os abalos sofridos pelo teto de gastos e o choque inflacionário global como pano de fundo para o choque de juros neste ciclo.

Já a XP espera para hoje a última alta de juros do ciclo, para 13,75%, mas avalia que o BC não deve anunciar o fim do processo agora. “Com as pressões inflacionárias globais começando a diminuir, acreditamos que o Copom finalmente fará a pausa que vem sinalizando há algum tempo”, diz em relatório.

“Reconhecemos, porém, que o comitê pode optar por ir um pouco mais longe, para garantir que o IPCA recue adiante”, completa, citando a falta de clareza sobre o arcabouço fiscal em 2023 como o maior risco.

Fonte: Agência Estado

Outras notícias

Pular para o conteúdo