Notícias

17 de abril de 2024

Médico Ivo Barreto festeja 80 anos com livro de histórias sobre figuras populares da Serra de Martins

Médico Ivo Barreto festeja 80 anos com livro de histórias sobre figuras populares da serra de Martins

Referência em oncologia no Rio Grande do Norte e no Brasil, com mais de cinco décadas de atuação profissional como cirurgião, o médico Ivo Barreto de Medeiros completou 80 anos neste mês de abril e resolveu comemorar a data reunindo em livro 80 histórias e um glossário sobre tipos inesquecíveis de sua terra natal, a Serra de Martins, no alto oeste do estado.

“Eu, contador de histórias” (Offset Editora, R$ 50,00) será lançado no próximo dia 25 (quinta-feira), a partir das 16h, com sessão de autógrafos na varanda do Temis Bar (sede social do América F.C.). Toda a renda da venda do livro será revertida para as obras do Hospital Oncológico Pediátrico que está sendo construído pela Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, no bairro do Alecrim.

“São pequenas histórias, umas alegres e umas tristes, que eu vinha guardando ao longo dos anos e resolvi registrá-las agora, para a posteridade. Muitas delas são conhecidas dos amigos, colegas de trabalho e pacientes”, revela o hoje professor aposentado da Faculdade de Medicina da UFRN e atual superintendente adjunto da Liga.

Personagens
“Eu, contador de histórias” reúne histórias de mais de 60 figuras populares da região de Martins. Entre esses tipos inesquecíveis estão Amélia de Maria Joaquina, Carabodé, Antônio Coró, Babão, Chica Boa, Jatobá, Paulo Flor de Gororoba e Pixico. Além das histórias, o livro também traz um glossário inédito com referências biográficas desses tipos inesquecíveis da cidade.

A capa e as ilustrações são do cartunista e artista gráfico Brum. O prefácio é do jornalista e imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Vicente Serejo, que enxerga uma grande harmonia entre o médico e agora escritor e seus personagens. “Ambos encarnam o sertão monumental, hoje desaparecido, na expressão de Câmara Cascudo; ou, o outro, o sertão do nunca mais, de Osvaldo Lamartine”, destaca.

Para Serejo, no livro do oncologista Ivo Barreto não está apenas “o médico a tentar curar seus doentes. Está o mágico. Feito do húmus da memória a soprar vida em seus personagens, os habitantes do grande território afetivo, chão que tem a unção de transformar coisas simples e passageiras em coisas eternas”.

Pré-venda
A Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer já iniciou a pré-venda do livro “Eu, contador de histórias” (222 páginas, R$ 50), de Ivo Barreto de Medeiros, cuja renda será destinada às obras de construção do Hospital Oncológico Pediátrico da Liga. A compra antecipada pode ser feita diretamente no setor de Doações da Liga, pelo telefone (84) 4009-5578 e WhatsApp (84) 98827-1781.

LANÇAMENTO

Sessão de autógrafos do livro “Eu, contador de histórias” com a presença do médico e escritor Ivo Barreto de Medeiros

  • Data: Quinta-feira (25/04), às 16h.
  • Local: Varanda do Temis Club Balcão Bar. Sede social do América F.C. – Av. Rodrigues Alves, 950 – Tirol – Natal/RN.

Outras notícias

Pular para o conteúdo