Para a maior parte das pessoas, a Semana Santa, feriado católico quando se comemora a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, também é sinônimo de consumo, e não só de ovos de chocolates e peixes. Foi o que apontou a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo, na cidade de Mossoró, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, e que buscou identificar o perfil e os hábitos do consumidor para a Páscoa 2016.
A pesquisa revelou que 65,7% dos mossoroenses pretendem comprar algum presente na Páscoa; destes 89,5% irão comprar chocolate; 48,2% deles irão presentear os filhos; 85,9% pretendem gastar até R$ 100; 79,5% devem pagar à vista, com cartão de débito ou em dinheiro; configurando uma expectativa de gasto médio de R$ 75,11. Além disso, 81% dos consumidores entrevistados na capital do Oeste também devem consumir peixes e crustáceos durante o feriado.
O documento contendo a pesquisa completa foi entregue na noite desta terça-feira, 08.03, pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista da cidade, Michelson Frota, durante a reunião extraordinária da diretoria do Sindvarejo Mossoró, que aconteceu no auditório do Hiper Queiroz. Uma informação obtida com a pesquisa, e destacada por Queiroz é que além dos chocolates, os consumidores da cidade também se mostraram dispostos a presentear com peças de vestuário (8,1%); com brinquedos (2,7%); ou calçados (1,5%).
“Chamo a atenção para a importância dos que nós chamamos de datas fortes para o comércio. Elas criam um clima de propensão ao consumo que nós, comerciantes, precisamos aproveitar. É a hora de organizar as lojas, preparar as vitrines, tentar oferecer promoções. Porque quem sai de casa para comprar ovos de chocolate também pode comprar uma peça de roupa, um brinquedo ou um calçado. A ida do consumidor ao comércio é o primeiro passo para captarmos vendas”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RN.
Dos 30,7% dos consumidores ouvidos na pesquisa que informaram que não irão presentear, quase 80% alegam motivos ligados ao momento de dificuldades da economia, como desemprego, falta de dinheiro, ou ainda por estarem com dívidas e contas em atraso e por isso precisam poupar. “Os números nos mostram que não será uma Páscoa tão animada, ainda mais para Mossoró, cuja economia vem sofrendo os efeitos da seca há 3 anos, com a crise política, e com a perda de postos de trabalho devido ao fechamento de diversas empresas, algumas até de grande porte, como a Petrobras”, lamentou o empresário e vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró.
O questionário revelou também que a maioria das pessoas não pretende comemorar a Páscoa em restaurantes, e sim em casa (70%), um indicador não muito animador para o setor de serviços de Mossoró. “O mais desanimador é este indicador do setor de serviços. Por outro lado, poucas pessoas irão sair da cidade”, falou o presidente do Sindivarejo Mossoró, Michelson Frota.
Mais números
Dos 505 consumidores entrevistados na pesquisa “Intenções de Compras para a Páscoa 2016”, na cidade de Mossoró, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, 65,7% deles disseram que pretendem comprar algum presente de Páscoa, sendo que o item mais procurado será o ovo de páscoa, apontado como opção de 89,5% dos pesquisados. Entre os que irão comprar chocolates, 79,5% deles têm a intenção de adquirir ovos de páscoa; 11,2%, caixas de bombons; 5,8%, cestas de chocolates; outros 1,6% devem comprar barras de chocolate; e 1% devem presentear com chocolates caseiros. Além dos filhos (48,2%), os maiores beneficiados com os presentes serão os pais (14,8%); irmãos (13,9%); sobrinhos (12,7%); netos (9,3%); amigos (6%) e afilhados (4,5%).
Em relação aos gastos planejados, 51,4% afirmaram que deverão gastar até R$ 50; 34,5% pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 100; 10,9% disseram que vão desembolsar entre R$ 101 e R$ 200 em compras de presentes; e 2,7% pretendem gastar mais de R$ 200. No cálculo da compra, a média de gastos sobre cada produto pretendido ficou em R$ 75,11.
Com relação às formas de pagamento, a preferência será pelo pagamento à vista, em dinheiro ou cartão de débito, que obteve 79,5% da intenção dos consumidores. O cartão de crédito segue como a segunda opção, com 19,3%. A pesquisa mostra que a maioria dos clientes pretende efetuar suas compras à vista com dinheiro (73,5%), evitando assim o endividamento.
O principal local apontado pelos consumidores para compra de produtos relacionados à Páscoa é o supermercado (50,6%), sendo que 43,8% devem optar pelo supermercado de comércio de rua, e 6,8% pelos supermercados situados em shoppings centers. As lojas especializadas em shoppings centers (22,9%) e as lojas especializadas do comércio de rua (20,2%) também foram lembradas.
Para a Semana Santa de 2016, os empresários possuem um desafio de atrair o consumidor para sua empresa e estimulá-lo a realizar compras em seu estabelecimento, oferecendo um bom mix de produtos e preços atrativos, já que os diferenciais indicados pelos clientes mossoroenses na hora de definir a compra serão primeiro a marca do produto (51,5%), segundo as ofertas e promoções (37,3%), e depois a oferta de brindes (8,1%). Já as formas de pagamento foram indicadas por 4,2% dos consumidores como um atrativo. A qualidade dos produtos ocupa a quinta posição (3,6%); a indicação de amigos ou parentes (1,8%) e a propaganda dos produtos (1,2%) também foram citados como fatores importantes na hora da compra.
Com relação ao consumo de peixes, 81% dos consumidores mossoroenses entrevistados deverão consumir peixes e crustáceos na Semana Santa deste ano, o que deve provocar um movimento a mais nas lojas especializadas nos dias que antecedem o feriado.