Manual do Sebrae incentiva a revitalização do comércio de rua

Cartilha vai ajudar prefeituras a captar recursos para obras de melhorias em ruas e calçadas, por exemplo

Os pequenos negócios de rua terão mais um aliado na hora de disputar espaço com os shoppings. O Sebrae está lançando um manual para que os governos municipais possam captar recursos via Ministério das Cidades e investir na revitalização do comércio de rua.

“A cartilha é uma compilação de informações com a finalidade de auxiliar o poder público local a ter acesso a verbas para executar obras de melhorias em ruas e calçadas, redes de esgoto e águas pluviais, aterramento de fiação, coleta de lixo e iluminação pública. As prefeituras são parceiras fundamentais para realizar essas mudanças, que trarão novos clientes, além de aumentar o faturamento das lojas”, explica Maurício Tedeschi, coordenador nacional de Projetos de Comércio Varejista, do Sebrae. Desde 2010, a instituição tem apoiado projetos de revitalização.

O Sebrae e parceiros locais vão investir, pelo menos, R$ 21 milhões até 2017 em iniciativas dessa natureza. Atualmente, são 35 projetos em cidades de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Entre os casos de sucesso estão a revitalização do Paço da Liberdade, em Curitiba (PR), e da Rua Vidal Ramos, em Florianópolis (SC).

*Fonte: Agência Sebrae de Notícias