Nos dias 19 e 20 de julho, 73 instrutores do Senac RN participaram das oficinas de Formações “Inteligência Artificial na Educação: Melhores Práticas” realizadas pelo Núcleo de Qualidade e Crescimento da instituição.
A iniciativa integra uma série de atividades do Senac RN que estão sendo desenvolvidas com o objetivo capacitar cada vez mais os educadores sobre as novas tecnologias e inovações na área da aprendizagem.
Os encontros ocorreram nos formatos presencial e on-line, com condução da gestora do NQC, Priscilla Silveira. “Cada vez mais a Inteligência Artificial está inserida em nossas rotinas pessoais e profissionais e nossa intenção é que nossos educadores e colaboradores estejam familiarizados e sintonizados com o potencial que essa tecnologia pode nos oferecer visando à inovação educacional. O resultado dessas formações com certeza trarão uma melhoria na qualidade da aprendizagem oferecida aos nossos estudantes em sala de aula”, disse a gestora.
Na ocasião, Priscilla apresentou o livro “Transformando Experiências de Aprendizagem com o ChatGPT”, escrito por ela e consagrado como o primeiro livro no Brasil sobre o uso da IA na Educação. O livro está disponível para compra na Amazon.com.br.
Comitê IA
Paralelo às formações, o Senac deu início as atividades do Comitê de Inteligência Artificial, formado por colaboradores e especialistas no assunto, a fim de criar diretrizes e ações para apoiar a disseminação do uso da IA na instituição. “Além de promover a educação e formação em inteligência artificial internamente, nossa proposta é incentivar a inovação Institucional a partir da IA, avaliar e abordar questões éticas e de segurança (LGPD) relacionadas à IA e fomentar o uso dela para melhorar a operação educacional e administrativa do Senac RN”, explica a gestora Priscilla Silveira.