Comenda criada pelo Sindcomércio e CDL da cidade homenageia personalidades que contribuem com o desenvolvimento econômico e social do município
Autoridades políticas e empresariais de Macaíba prestigiaram a entrega do Mérito Luiz Cúrcio Marinho, comenda outorgada a personalidades que têm um histórico de serviços prestados à cidade, e que aconteceu nesta quinta-feira, 15, em Elion Recepções. O Mérito Luiz Cúrcio Marinho foi criado em 2011 pela Casa do Empresário de Macaíba, que congrega o Sindicato do Comércio Varejista e a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, com o apoio do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte.
“Criamos esta honraria com a pretensão de ratificar a nossa gratidão aos que trabalham pelo desenvolvimento social e econômico de Macaíba. Que os homenageados com a maior comenda do comércio macaibense sejam nossos exemplos. Que suas histórias nos inspirem. E que, juntos, possamos fazer um 2017 diferente. Melhor, mais próspero e no qual as palavras crescimento e desenvolvimento sejam muito mais presentes”, explicou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do município e vice-presidente da Fecomércio, Luiz Lacerda.
O primeiro a receber o troféu foi o João Gonzaga Xavier. Nascido em São Pedro do Potengi, mudou-se para Macaíba nos anos 70, e fundou uma fábrica de bebidas. Entrou para o ramo da panificação; contribuiu para a fundação do Grupo de Escoteiros Augusto Severo; fez parte da diretoria do Sindcomércio Macaíba por mais de 20 anos; e atualmente, aposentado do comércio, ainda trabalha como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa. Emocionado, o empresário agradeceu a homenagem, destacando o tempo que fez parte da diretoria do Sindicato.
Formado em educação física, Jorge Moura dedicou sua vida ao voleibol, e ensinou em diversas instituições, como Escola Doméstica, Atheneu, Escola Agrícola de Ceará Mirim e IFRN Natal. Foi atleta, técnico, dirigente e presidente da Federação Norte-riograndense de Voleibol. Em 1997 abriu o Colégio Equipe, em Macaíba, com proposta pedagógica inovadora ancorada nos princípios do saber, da ética, do trabalho e do progresso. Atualmente emprega 52 colaboradores. “Agradeço a homenagem. Trabalhar com educação é uma responsabilidade muito grande, e tentamos fazer isso da melhor maneira possível”, disse Jorge Moura.
A juíza Viviane Xavier Ubarana ingressou na magistratura em 1996, passando inicialmente pelas comarcas de Janduis e Martins. Chegou em Macaíba em 1999, para assumir uma Vara Cível. Em seguida passou a atuar na Vara da Família, Infância e Juventude, onde está até hoje. Desenvolve um trabalho para garantia do atendimento de crianças e adolescentes pelos programas governamentais e não governamentais. “São 16 anos de trabalho, de colaboração para garantia de uma rede de proteção à infância e juventude mais justa, fazendo com que Macaíba preste serviços a este público que não estão disponíveis em muitos municípios. Esta homenagem é de todos os macaibenses também contribuem para isso, para prestar serviços de excelência”, frisou a magistrada.
Esta edição do Mérito Luiz Cúrcio Marinho, excepcionalmente, teve uma quarta homenageada. A vice-prefeita e vereadora eleita de Natal, Wilma Maria de Faria, foi agraciada na edição de 2015, mas por motivos de saúde não pode comparecer para receber o troféu, o que aconteceu na noite de ontem. O troféu foi entregue pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, e pelo presidente do Sindcomércio Macaíba, Luiz Lacerda.
Com uma trajetória marcada pelo pioneirismo e ousadia política, foi eleita a primeira deputada federal do RN, a primeira prefeita de Natal, e a primeira governadora do RN. Tem no currículo a assinatura em várias obras estruturantes importantes como a Refinaria Clara Camarão (Guamaré); a Ponte de Todos Newton Navarro (Natal); a ponte da Ilha de Sant’Ana (Caicó); a revitalização da avenida Rio Branco (Mossoró); entre outras.
“Quero destacar ainda a obra da Barragem de Tabatinga, que foi muito importante para a cidade de Macaíba. Muito bom receber esta homenagem por todo o meu trabalho. E como não sei ficar parada, quero continuar a trabalhar para fazer um Brasil melhor, justamente nesta época, em que passamos pelo pior momento, principalmente na política”, afirmou Wilma de Faria.
“Parabéns a todos os ganhadores. Suas histórias de vida, que se confundem com suas histórias empresariais, são verdadeiros exemplos para nós. Aos ganhadores do mérito que não são empresários, mas que têm um histórico de dedicação às causas do desenvolvimento da cidade, nós devemos, além da reverência, uma palavra de gratidão. Muito obrigado por entenderem claramente que, defender os interesses do setor de comércio, serviços e turismo deste estado é lutar pelas centenas de milhares de trabalhadores cujas carteiras de trabalho são assinadas por nós”, destacou o presidente Marcelo Queiroz.
Também participaram da cerimônia o prefeito de Macaíba, Fernando Cunha; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Paulo do Potengi, Antônio Francisco de Oliveira; o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais e das Empresas de Representação Comercial no Estado do RN, Jaciratan das Graças de Aguiar Ramos Filho; além de outros gestores da Fecomércio, Sesc, Senac; vereadores, secretários municipais e empresários.
Ver para Aprender
Ainda na noite de ontem, foi feita a entrega simbólica de quatro pares de óculos do projeto Ver para Aprender, de um total de 83 pares entregues no município este ano. O momento oficial de entrega dos pares de óculos aos outros 79 beneficiados aconteceu na tarde de ontem, no Sesc Macaíba.
O Ver para Aprender realiza consultas oftalmológicas, capacitações e distribuição de óculos de grau de acordo com a necessidade de cada um dos beneficiados. Em 2016 o projeto beneficiou 412 pessoas, em seis municípios (Lajes, Fernando Pedroza, Mossoró, Santa Cruz, Caicó e Macaíba).
O Sesc RN é um dos 15 regionais que executam o projeto no país. Desde que começou a atuar no estado, em 2005, o projeto já auxiliou quase quatro mil pessoas em mais de dez municípios potiguares a enxergar melhor. Em 2015, foram entregues 555 pares de óculos Natal, Mossoró, Angicos e Caicó.