Notícias

23 de janeiro de 2023

Janeiro Branco chama atenção para as questões de saúde mental

Com o tema “a vida pede equilíbrio”, a campanha põe em evidência a necessidade de se falar sobre transtornos e doenças que afetam a mente 

Os números referentes à saúde mental da população mundial hoje são preocupantes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, sofrem com algum transtorno mental. Além disso, a organização aponta também que a América Latina tem a maior prevalência de doenças mentais e o maior número de casos de ansiedade em todo o mundo. Nesse cenário, a campanha Janeiro Branco enfatiza a importância da saúde mental da população e tem o objetivo de promover discussões sobre o tema. 

“A partir do momento no qual o sujeito tem dificuldades em realizar atividades do cotidiano que, por mais simples que pareçam, para aquela pessoa exige um tremendo esforço, já é um sinal de alerta para como está a saúde mental”, alerta a psicóloga Daniele Martins, especialista em psicanálise e integrante do quadro de profissionais da Clínica Integrada Sesc.

De acordo com a profissional, é preciso ficar alerta a sintomas que se manifestam com muita frequência no dia a dia da pessoa, como desânimo, irritabilidade, pensamentos negativos, falta de motivação, ou ainda uma sensação de incapacidade frente a situações que exigem mais esforço. “É importante falarmos sobre estas questões para que possamos identificar com antecedência esses sinais, por isso a importância da campanha Janeiro Branco, que tem esse objetivo de conscientizar as pessoas e ajudar todos os envolvidos a lidar melhor com cada caso”, reforça Daniele.

A psicóloga também destaca que o Janeiro Branco é essencial na conscientização e na busca por ajuda profissional. “Cada pessoa tem suas dificuldades e é preciso identificar o que funciona com cada uma, através de um acompanhando especializado com profissionais, como o psicólogo ou psiquiatra” diz.

Além do acompanhamento profissional com um profissional de saúde mental qualificado, para manter a mente sã é necessário também ter uma série de hábitos saudáveis realizados de maneira cotidiana. Manter uma boa noite de sono e uma rotina de atividades físicas, por exemplo, podem contribuir de forma significativa para a melhora da saúde mental.

“A atividade física é essencial, não apenas para uma condição de melhor desenvolvimento para o corpo, mas também por proporcionar benefícios psicológicos para o sujeito que, diante de situações de prazer e satisfação, pode vir a ressignificar e organizar sua vida da melhor forma possível. Outro ponto importante é a qualidade do sono pois, além da sonolência durante o dia após as noites mal dormidas, há também a dificuldade para memorizar informações e mal-estar emocional, já que possui relação com pensamentos negativos repetitivos”, complementa a profissional. 

Clínica Integrada Sesc

O Sesc RN, além de oferecer diversos serviços que podem auxiliar na manutenção da saúde mental – como, por exemplo, na prática de atividades físicas, recomendada pelos profissionais de saúde – também passou a oferecer recentemente consultas e exames médicos em mais de dez especialidades na Clínica Integrada Sesc, incluindo psicologia e psiquiatria.

Localizada no bairro de Cidade Alta, próxima ao Banco do Brasil, a clínica dispõe de consultórios e salas de exames completos, com equipamentos de alta qualidade e profissionais de saúde qualificados. Todos podem utilizar dos serviços, que são oferecidos com um ótimo custo-benefício para o público geral e possui anda mais vantagens para os credenciados do Sesc.

Para agendar sua consulta basta entrar em contato através do telefone e whatsapp (084) 3133-0360, ou por meio do portal: lp.sescrn.com.br/clinica-integrada-sesc  

Outras notícias

Pular para o conteúdo