1 de março de 2024

Internacionalização de Empresas, Intercâmbios Acadêmico e Profissional são pauta de Missão da Fecomércio RN em Lisboa

Nesta sexta-feira, 1º, a missão técnica do Sistema Fecomércio RN que está em Portugal para a Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL participou, no escritório da Confederação Nacional do Comércio (CNC) na capital lusitana, de uma série de reuniões com entidades portuguesas, com o objetivo de identificação de novas oportunidades e fortalecimento de projetos existentes.

A Câmara de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo Brasil-Portugal foi representada pelos diretores de Turismo, Territórios e Criatividade, Artur Braga; e de Cultura, Esporte e Novos Projetos, César Cronenbold.

Na ocasião, eles apresentaram o modelo de trabalho da entidade e oportunidades de desenvolvimento de projetos bilaterais. Entre os interesses comuns, os destaques foram para as áreas de internacionalização da operação de empresas brasileiras, sustentabilidade e governança de destinos turísticos.

“A partir desse encontro, nossa intenção é estabelecer uma agenda conjunta e estruturar um projeto que trabalhe os eixos de interesse que mapeamos”, explicou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O diretor de Turismo, Territórios e Criatividade da Câmara, Artur Braga, destacou o trabalho desenvolvido no contexto de cidades criativas, bem como a demanda cada vez maior do consumidor europeu para o turismo sustentável. “Temos muitas possibilidades de desenhar uma parceria muito proveitosa e que contribua de forma efetiva com o fortalecimento dos destinos do Rio Grande do Norte”, afirmou.

A secretária de Turismo do RN, Solange Portela, representou o Governo do Estado durante toda a agenda e reforçou a importância da atividade turística para a econômica local. “O turismo é nossa principal vocação e o Governo do Rio Grande do Norte tem trabalhado com o apoio do Sistema Fecomércio em diversas vertentes. Estamos à disposição para contribuirmos em mais essa iniciativa”, destacou.

Delícias do Brasil

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, mantém parceria para construção de um projeto de intercâmbio de conhecimentos com a Escola Profissionalizante de Nazaré.

Na manhã desta sexta, ocorreu o lançamento de um Intercâmbio Profissionalizante, onde alunos e ex-alunos da entidade portuguesa terão a oportunidade de vir ao Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, em Natal. Durante uma semana, eles poderão desenvolver competências com o curso de gastronomia regional “Delícias do Brasil”, além de apreciar roteiros turísticos e conhecer detalhes do funcionamento do Barreira Roxa, que é referência internacional em sustentabilidade e qualidade para hotelaria.

Para o diretor geral da Escola de Nazaré, Pedro Ferreira, esta colaboração representa “um marco significativo na promoção da excelência profissional e no enriquecimento cultural, proporcionando uma experiência única de intercâmbio para os alunos”.

Oportunidades Globais

Outro tema discutido foi a globalização de oportunidades de trabalho e a ampliação de intercâmbio profissional em Portugal para ex-alunos do Senac com a empresa Multitempo by Job&Talent. A diretora geral, Isabel Borges, a diretora Comercial e Marketing, Sara Ferreira, e a gerente de Atendimento, Helena Cardador, estiveram presentes no encontro.

A Multitempo by Job&Talent é uma agência de recrutamento parceira do Senac RN. Desde o início da cooperação, em 2022, cerca de 40 alunos já participaram de intercâmbio profissional, onde ficam, por seis meses, trabalhando em hotéis de grande porte portugueses, com todo auxílio no processo de documentação, salários e benefícios, tendo a oportunidade de vivenciar uma experiência de trabalho internacional e voltar para o mercado potiguar ainda mais preparados.

Para a diretora geral da Multitempo by Job&Talent, Isabel Borges, a qualidade técnica da formação fornecida pelo Senac RN é um grande diferencial. “Esse nível de capacitação é claramente percebido pelas empresas que são nossas clientes e temos a intenção de ampliar essa cooperação ainda mais”, finalizou.

Segundo o diretor Regional do Senac RN, Raniery Pimenta, neste primeiro semestre de 2024, outros 30 ex-alunos estão sendo recrutados para um novo ciclo de trabalho. Eles devem iniciar o processo de intercâmbio profissional até abril, as vagas são nas áreas de garçom, auxiliar de cozinha e cozinheiro.

Missão Técnica do Sistema Fecomércio RN

Comitiva do Sistema Fecomércio RN está em Portugal até 03 de março, participando da Bolsa de Turismo de Lisboa e cumprindo uma série de agendas técnicas. Na sequência, o grupo irá para Berlim, onde permanece até 08 de março, e integrará um conjunto de entidades brasileiras que são referências em turismo sustentável e que participarão da ITB Berlim, maior feira de turismo do mundo.

A missão é liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e conta com a participação do coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da entidade, George Costa, de diretores e técnicos do Senac RN e da Federação; além da delegação da Fecomércio PE, conduzida pelo presidente Bernardo Peixoto Sobrinho, e da Fecomércio Amapá, pelo presidente Ladislao Monte.