O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a “inflação do aluguel”, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos de locação, registrou variação negativa de 0,04% na segunda prévia de maio. No mesmo período de abril, o índice havia mostrado avanço de 0,83%. Os números foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (19). No ano, o indicador registra alta de 3,31% e, em 12 meses, de 7,94%.
Ao todo, três índices formam o IGP-M, que analisa mensalmente a variação dos preços.
Usado nesse cálculo, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), chamado de “inflação do atacado”, recuou 0,45% depois de subir 0,91% na segunda prévia de abril.
Também parte do cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede os preços no varejo, apresentou variação de 0,66% na segunda prévia de maio, ante 0,76% no mesmo período do mês anterior. Dos oito grupos de despesas avaliados na pesquisa da FGV, metade sofreu desaceleração nos preços, com destaque para o grupo alimentação, que passou de 1,44% para 0,63%.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que também entra no cálculo do IGP-M, registrou alta de 1,06%, contra 0,47% no mês anterior.
*Fonte: G1 Economia