17 de janeiro de 2024

Hotel Barreira Roxa conquista prêmios e se destaca na rota da sustentabilidade

Equipamento gerido pelo Sistema Fecomércio RN tem conquistado reconhecimento nacional e internacional, graças ao fomento de ações voltadas para sustentabilidade.

Proporcionar a melhor experiência em hospitalidade, aliado aos pilares da responsabilidade social e da gestão sustentável. Foi com essa missão que o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa foi reinaugurado em 2019 e, desde então, vem colecionando prêmios, certificações, e se consolidando na rota do turismo potiguar.

Em novembro do ano passado, o Barreira Roxa foi agraciado com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023 na categoria Gestão e Governança. O equipamento foi premiado em reconhecimento ao seu case “ESG como vetor para a gestão sustentável em meios de hospedagem”.

O Braztoa é considerado a principal premiação brasileira no segmento do turismo sustentável. Iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, conta com o apoio do Ministério do Turismo e tem, como objetivo, incentivar, reconhecer e dar visibilidade para as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional no tripé social, ambiental e econômico.

Ao todo, cerca de 100 trabalhos de 22 estados foram inscritos na edição. Após uma criteriosa análise das práticas, resultados e apresentação por meio de um pitch, os 10 melhores receberam o troféu.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância do reconhecimento. “Esta premiação é mais uma chancela para o que fazemos no nosso dia a dia. É muito importante termos nossas práticas avaliadas e referendadas por uma entidade tão séria e reconhecida. A sustentabilidade é o pilar fundamental do nosso sistema e está presente em nossos processos e nas ações de todos os nossos colaboradores, gerando resultados extremamente positivos”, afirmou.

Selo Good Travel

Na esteira das premiações, em 2023 o Hotel Barreira Roxa conquistou o Selo Good Travel Seal – categoria Ouro – de Gestão Sustentável de Empreendimentos Turísticos. A certificação, promovida pela fundação holandesa Green Destinations, reconhece o compromisso de empreendimentos turísticos nos campos da gestão ecológica, responsabilidade social, saúde e segurança em suas rotinas de trabalho.

O Selo Good Travel Seal está disponível para todos os tipos de empresas da cadeia de fornecimento de turismo, incluindo hotéis, bares, restaurantes, centros de mergulho, aluguel de automóveis, organizações locais de marketing de destinos, entre outros.

O Hotel Barreira Roxa obteve 96% de conformidade com os critérios estabelecidos pela Green Destinations. Para se submeterem ao selo, as empresas passaram por uma avaliação criteriosa com cerca de 57 quesitos, separados em 12 temas, definidos de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável. Entre os critérios analisados, estão acessibilidade, energia e clima, poluição e ruído, desperdício, herança cultural e espaços verdes.

Selo ISO

O Hotel Barreira Roxa foi o primeiro hotel da América Latina a receber a certificação ISO de Sustentabilidade em Hotelaria (ISO 21401) e possui um Sistema de Gestão, que considera ainda os objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS da ONU e as práticas de ESG aplicáveis à hotelaria.

Após passar por uma rigorosa auditoria externa, o hotel recebeu da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a aprovação das boas práticas em seus processos, rotinas de trabalho e valorização da gestão de pessoas.

Instalado na Via Costeira, em Natal, o Barreira Roxa desponta como um verdadeiro ícone do trabalho no apoio ao desenvolvimento social e econômico do estado. Com capacidade para acomodar até 150 leitos, o equipamento dispõe de uma ampla área de lazer com o Restaurante Navarro, o Café Dorian Grey e o Bar Teófilo. O hotel possui também um moderno Centro de Eventos e auditório modulável com capacidade para cerca de 300 pessoas.