17 de julho de 2015

Franquias ampliam faturamento em 9,2% no 1º trimestre do ano

No Rio Grande do Norte, o segmento faturou R$ 171 milhões em 2014. No mesmo período ,o Nordeste cresceu dois pontos percentuais acima da média nacional.

Mesmo em um ano economicamente mais lento, o setor de franchising ampliou o faturamento nominal em 9,2% no primeiro trimestre de 2015, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Os dados mostram que apesar do cenário de retração na economia, o segmento tem mantido o ritmo de crescimento se apresentando como uma boa oportunidade para quem deseja investir. Com o objetivo de capacitar os interessados do interior potiguar, o Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a ABF escolheram Mossoró para realização do curso Entendendo Franquias, promovido pelo Sebrae e ABF, no dia 6 de agosto, durante a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), em Mossoró.

Com duração aproximada de 8 horas, o curso inclui em seu conteúdo conceitos do franchising, aspectos legais, vantagens e desvantagens do sistema, entre outros temas. Com exclusividade para a FICRO, a capacitação será realizada gratuitamente com disponibilidade de 80 vagas. “É a primeira vez que esse curso Entendendo Franchising é oferecido gratuitamente no Rio Grande do Norte”, anuncia a analista da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae-RN, Daniela Tinoco.

Em 2014, a região Nordeste apresentou crescimento de 9%, ficando dois pontos percentuais acima da média nacional. Nesse cenário regional, o Rio Grande do Norte apresentou crescimento de 4,9% em 2014 e está à frente de estados como Paraíba, Alagoas, Piauí e Sergipe, tendo faturado 171 milhões de reais, no período, de acordo com os levantamentos da ABF.

“A Região tem crescido em um ritmo além do nacional por dois fatores: primeiro, porque o PIB nordestino tem demonstrado um ritmo de crescimento um pouco maior que o nacional, e também porque ainda existe um grande espaço para o setor de franquias crescer na Região. Somos um povo que trabalha, forte, lutador e rico em cultura e criatividade e talvez essas qualidades reflitam a força do franchising no Nordeste”, pondera o diretor regional da ABF no Nordeste, Leonardo Lamartine.

No País, já existem 125 mil unidades franqueadas e mais de 2.400 empresas franqueadoras. Somente em 2014 foram criadas 48 franquias por dia, responsáveis por 155 mil novos empregos. Os números mostram a força do setor e o potencial de expansão, principalmente nas cidades do interior, onde franqueadoras já estudam o mercado. “O interior tem crescido bastante, em termos de número de empresas franqueadoras que querem expandir e estão buscando mercado fora das capitais para consolidar esse plano”, avalia Daniela Tinoco.

*Fonte: Agência Brasil