17 de novembro de 2023

Festa de Sant’Ana movimentou R$ 78,9 milhões em Caicó, aponta Fecomércio RN

Grande volume de turistas, principalmente de outros municípios potiguares, impulsionou negócios da região

A Festa de Sant’Ana de Caicó é um dos principais eventos do calendário potiguar. Em 2023, com atrações musicais e religiosas para toda a família, a edição de Caicó reuniu mais de 228 mil pessoas e injetou aproximadamente R$ 78,9 milhões na economia do município. De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), o movimento gerado pelo evento teve um impacto positivo em pelo menos 78,5% dos negócios instalados na região.

Os dados foram apresentados ao prefeito de Caicó, Judas Tadeu, em reunião com a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caicó, Íldica Vale, e o diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber. Para Íldica, os dados do levantamento reconhecem o sucesso da festa e justificam o investimento do poder público.

“Graças às pesquisas, podemos afirmar que a Festa de Sant’Ana de Caicó só faz crescer. O evento deste ano foi aprovado tanto pelos visitantes quanto pelos empreendedores locais, que aproveitaram esse movimento para aquecer nossa economia. Não é à toa que, para mais de 73% deles, o faturamento foi bom ou muito bom”, ressaltou a presidente do sindicato.

Para mapear o perfil dos participantes e a percepção dos empreendedores da Festa de Sant’Ana de Caicó 2023, o Instituto Fecomércio RN (IFC) ouviu 555 pessoas entre os dias 25 e 31 de julho. Além disso, a equipe da entidade entrevistou, no mesmo período, 205 empresários dos segmentos de comércio e serviços do município. Ambas as pesquisas possuem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

98% dos participantes pretende voltar no ano que vem

A maior parte das pessoas que participou da Festa de Sant’Ana de Caicó pertence ao sexo masculino (64,5%), tem de 35 a 59 anos de idade (40,9%), possui ensino superior completo (46,8%) e recebe de 2 a 5 salários mínimos por mês (47,7%). Além disso, a maioria (53,7%) é turista e viajou de outros municípios do Rio Grande do Norte – como Natal (16,8%) e Jardim de Piranhas (3,2%).

O estudo do Instituto Fecomércio RN também mostrou que 58,7% dos entrevistados já participou da festa 6 ou mais vezes, enquanto a última edição do evento foi a primeira para 34,2% dos turistas e visitantes. Para o diretor de Inovação e Competitividade da Federação, Luciano Kleiber, isso indica que o público interessado na Festa de Sant’Ana de Caicó está se renovando.

“Estamos falando de um dos eventos mais tradicionais do estado, então atrair novas pessoas é fundamental para mantê-lo crescendo nos próximos anos. Considerando que 98% daquelas que participaram neste ano desejam voltar em 2024, esperamos que o poder público aproveite esses dados e consiga promover uma festa ainda maior no ano que vem”, explicou Luciano.

O prefeito da cidade, Judas Tadeu, agradeceu a Fecomércio pela realização da pesquisa e ficou satisfeito com os números apresentados no levamento do IFC. “A Festa de Sant’Ana é uma festa religiosa, mas envolve outros segmentos, movimentando nossa economia. Vamos trabalhar para fazer sempre uma festa melhor”, comentou.

Volume de clientes cresceu 66,2%

Para aproveitar o movimento gerado pela Festa de Sant’Ana, cerca de 22% dos negócios de Caicó investiram na ampliação de suas equipes e contrataram novos funcionários. De acordo com a pesquisa do Instituto Fecomércio RN, muitos negócios também investiram na ampliação de seus estoques (56,6%) e na variedade dos produtos oferecidos (46,8%).

Além disso, a divulgação (71,2%) foi a principal estratégia adotada pelos empresários; enquanto 26,8% criou promoções e 21,5% tentou oferecer um atendimento personalizado. Como resultado, cada negócio foi visitado por uma média de 118 clientes por dia de festa – um crescimento de 66,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando, diariamente, cada estabelecimento de Caicó recebeu aproximadamente 71 pessoas.

Confira a pesquisa completa no site: https://fecomerciorn.com.br/pesquisas/