10 de junho de 2024

Fecomércio RN sedia reunião de grupo de trabalho sobre segurança na Cidade Alta

Dirigentes empresariais e setor público, especialmente representantes das forças de segurança e assistência social, fizeram prestação de contas e apresentaram avanços

Dando continuidade à agenda que trata sobre os desafios de segurança da Cidade Alta, dirigentes empresariais e representantes do setor público estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira, 10, na sede da Fecomércio RN. Na ocasião, as entidades fizeram prestação de contas dos avanços obtidos ao longo das últimas três semanas de trabalho.

O Secretário Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, Coronel Francisco Araújo, destacou que “estão sendo empreendidos esforços coordenados com o objetivo garantir a segurança no Centro da Cidade”.

Entre os destaques, foi citada a instalação de uma base móvel da Polícia Militar no cruzamento das avenidas Rio Branco e João Pessoa, além de intensificação das rondas preventivas, tanto da Polícia Militar quando da Guarda Municipal. Também está em andamento a operação Madrugada Segura, que conta com ronda permanente no Centro da Cidade.

A Polícia Civil destacou a realização da Operação Sucata, que, por meio do trabalho da área de inteligência, conseguiu identificar receptadores de fiação furtada de estabelecimentos localizados no Centro da Cidade. “Foram apreendidas mais três toneladas em material furtado, neste último mês, além de fornos que eram utilizados para derreter os fios”, relatou o Diretor de Polícia da Grande Natal, Delegado Marcos Vinícius. Ele destacou que esta ação será continuada, com ações mensais em todos o estado.

Os representantes das Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) e Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) também fizeram um relato sobre os resultados das iniciativas desenvolvidas.

O presidente da Associação Viva o Centro, Rodrigo Vasconcelos, afirmou que os empresários e comerciários têm sentido a diferença. “É notório o trabalho que está sendo realizado. Já conseguimos avaliar a diminuição de ocorrência e uma presença forte das forças de segurança, dando apoio à atividade comercial que temos desenvolvido nesta área tão importante da cidade”, disse.

Guarda Municipal terá base na Cidade Alta

A Secretária Municipal de Segurança Pública de Natal, Sheila Freitas, anunciou que a prefeitura do Natal alugou um prédio onde funcionará uma base da Guarda Municipal, na cidade Alta, atendendo a um pleito dos empresários da região que vinha sendo discutido no âmbito do grupo de trabalho.

“Em cerca de 15 dias, este espaço estará em funcionamento, reforçando as ações que já vem sendo desenvolvidas. Levamos este pleito ao prefeito Álvaro Dias que autorizou prontamente, como mais uma iniciativa da prefeitura em apoio à revitalização da Cidade Alta”, destacou Sheila Freitas.

Na ocasião, foi solicitado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico, que seja analisada a possibilidade de que a área também possa servir como ponto de apoio da PM, especialmente para as ações de ronda noturna.

Assistência à população de rua

Um dos desdobramentos do grupo de trabalho será a estruturação de um plano de trabalho focado no desenvolvimento de políticas afirmativas de assistência social, desenvolvidas de forma integrada, com o objetivo de atender à população em situação de rua.

Participaram da reunião as seguintes entidades:

• 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM)
  • 49ª Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Natal (49ª PMJ)
  • Associação Viva o Centro
  • Coordenadoria da Defesa da Mulher e das Minorias (Codimm/SEEC)
  • Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur)
  • Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc)
  • Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep RN)
  • Polícia Civil do Rio Grande do Norte
  • Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN)
  • Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas)
  • Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap)