28 de maio de 2024

Fecomércio RN participa do lançamento do diagnóstico do turismo do Amapá

A Fecomércio RN está auxiliando a federação irmã a implementar o Programa DEL Turismo, iniciativa pioneira no Rio Grande do Norte

Nesta segunda-feira (27), o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/AP), por meio da Fecomércio Amapá, com a parceria do Sesc/AP, Senac/AP e Sebrae/AP, lançou o resultado da maior pesquisa já realizada para levantar informações sobre os meios de hospedagem, atrativos turísticos e alimentação fora do lar dos 16 municípios do estado, juntamente com o Livro e o Portal do Turismo no Amapá.

Na ocasião, a Beatriz Cardoso, gerente executiva do Instituto Fecomércio, ente responsável pela condução da pesquisa, fez uma explanação detalhada dos principais dados aos presentes no evento entre autoridades públicas, privadas, parceiros e do trade turístico do estado.

“Uma manhã de muita alegria para todos nós, especialmente para o comércio. Hoje, lançamos esse diagnóstico do turismo, produzido a muitas mãos, com o objetivo de mostrar as principais dificuldades e as possíveis soluções para este importante setor da nossa economia. O próximo passo é trabalhar para que políticas públicas sejam planejadas e executadas com foco no desenvolvimento socioeconômico do Amapá”, disse Ladislao Monte, presidente da Fecomércio/AP.

A pesquisa levou seis meses para ficar pronta, tendo em vista a coleta presencial dos dados, os registros fotográficos dos principais pontos turísticos e a análise dos materiais coletados.

“Estou entusiasmado com o trabalho desenvolvido pela Fecomércio Amapá e pelo Cetur. Agora, é referenciar isso para todo o Brasil e fazer com que seja partilhado, potencializado e dado o devido norte”, mencionou Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA e Coordenador do Cetur Nacional.

Parceira da Fecomércio Amapá, a Fecomércio do Rio Grande do Norte, por meio do seu presidente Marcelo Queiroz, também marcou presença no lançamento do diagnóstico do turismo. “Esse documento vem nortear as ações de qualificação, capacitação com as entidades, com as empresas do turismo, estimular o empreendedorismo, seus nichos de atuação, com ações certeiras para beneficiar esse segmento, importante para a geração de emprego, renda e para desenvolver os nossos estados”, pontuou Marcelo Queiroz, Presidente da Fecomércio/RN.

Entre as autoridades presentes no evento estavam o governador do Estado, Clécio Luís, a presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Aliny Serrão, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador Mário Mazurek, e o presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, além de autoridades locais e nacionais.

“É um estudo muito importante, porque ele faz um diagnóstico do potencial e das ofertas turísticas do Amapá em todos os municípios”, frisou Clécio Luís.

As informações desse diagnostico servirão de base para diversos projetos públicos e privados que contribuirão para o desenvolvimento regional do turismo no estado, uma vez que será possível traçar uma radiografia concreta das atividades turísticas, mapeando quais são os principais pontos envolvidos, assim como as reais necessidades e tendências de evolução, dentro de cada município.

Acesse o link abaixo e confira o Portal do Turismo desenvolvido pela Fecomércio Amapá:
www.turismoamapa.com.br