26 de fevereiro de 2024

Fecomércio RN participa de reunião sobre oportunidades de comércio exterior por meio do Aeroporto de Natal

Grupo de trabalho reunindo entidades, poder público e Zurich Airport será formado por membros das Câmaras Setoriais do Estado

Um grupo de trabalho será montado para debater oportunidades do comércio exterior que podem ser aproveitadas por meio do Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante. A sugestão surgiu a partir de reunião conjunta das Câmaras Setoriais do Estado ocorrida nesta segunda-feira (26), na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Presente no encontro, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN) será uma das entidades que deve compor a equipe que será liderado por representantes do governo do estado e da Zurich Airport, nova administradora do terminal.

O encontro foi marcado para que a empresa pudesse apresentar um pouco de seus planos para a exportação de produtos por meio do Aeroporto. “Estamos imbuídos em estabelecer o fluxo de cargas para Natal e, para isso, precisamos olhar para o potencial de importação e exportação do estado”, explicou o gerente de Operações e Aeroportos da Zurich Brasil, Fernando Augusto Castro, que participou da reunião por videoconferência.

Ele citou frutas e pescados como exemplos de produtos que já foram identificados pela concessionária como destaques na pauta de exportação do estado. Porém, ele lembra que para viabilizar o envio de produtos por meio do aeroporto é preciso garantir o recebimento de importações também. “Queremos juntos com o estado e a classe produtiva definir quais cargas podem ser importadas chegando pelo Aeroporto de Natal também”, afirmou.

Modais em integração
O vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Lacerda, representou o presidente, Marcelo Queiroz, e explanou sobre a importância do Sistema Comércio para o estado, colocando a Federação à disposição para contribuir. “Estamos muito empolgados com a chegada da Zurich. Nosso presidente está viajando hoje (26) para a Europa e tem uma agenda extensa ligada ao turismo que também tem muito a ver com o aeroporto”, destacou.

Sobre o tema das exportações e importações, Lacerda lembrou que a Fecomércio RN já é parte de um grupo, liderado pela Federação das Indústrias do RN (Fiern) e que já discute oportunidades de cabotagem por meio do Porto de Natal. “Podemos contribuir já com a experiência que temos nessas discussões, inclusive, com a integração dos modais”, explicou.

“Momentos de abertura como este, com o setor produtivo, para atrair os empresários para o Aeroporto, são muito importantes pois trazem a possibilidade de tornar o terminal mais atrativo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

Por sugestão do secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, será montado um grupo de trabalho com alguns dos presentes na reunião para discutir as oportunidades. “A Fecomércio RN terá um papel importante nesses encontros, pois quando falamos de importação, os setores de Varejo e Serviços podem ser os grandes consumidores desses produtos que virão de fora, viabilizando os negócios”, analisou.