22 de dezembro de 2023

Fecomércio RN participa de reunião promovida pela Fiern para discutir cabotagem

Vice-presidente Luiz Lacerda esteve presente no encontro com outros representantes do comércio potiguar

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) participou de reunião com entidades do setor comercial para discutir os potenciais do estado para o transporte marítimo por cabotagem. A entidade foi representada pelo vice-presidente Luiz Lacerda e do assessor especial da Divisão de Relações Instititucionais, Fernando Virgílio, no encontro promovido pela Federação das Indústrias (Fiern).

Foram tratados temas relacionados às operações costeiras, à coleta de dados voltada para o escoamento da produção do Rio Grande do Norte, e abordou as dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo em relação ao transporte e à infraestrutura. Além disso, foram debatidos os meios para viabilizar uma rota de cabotagem direcionada ao estado potiguar.

Cabotagem é um termo utilizado no contexto do transporte marítimo e refere-se à navegação costeira entre portos de um mesmo país. Esse tipo de transporte é realizado ao longo das linhas costeiras, rios e outros corpos d’água internos de um país, sem cruzar fronteiras internacionais.

Luiz Lacerda destaca que a concretização da cabotagem no Rio Grande do Norte representa um anseio de longa data para os empresários locais. Ele acrescenta, também, que essa modalidade de transporte pode acarretar benefícios relacionados à infraestrutura do estado, uma vez que a redução do tráfego de caminhões de carga contribuiria para a minimização dos danos nas estradas.

“Há mais de 20 anos que nós temos esse desejo porque não temos essa questão da cabotagem. Um navio não parando no Porto de Natal, prejudica a economia, tudo se torna mais caro para os empresários locais. As nossas cargas só têm chegado em Pecém, no Ceará, e em Pernambuco. E estamos querendo que o navio pare no Porto de Natal até por questões de infraestrutura, de estradas”, comenta.

União de entidades
A reunião foi liderada pelo diretor da Fiern, Etelvino Patrício, e contou também com a participação participação do presidente Roberto Serquiz; do presidente da Associação dos Supermercados do RN (Assurn), Gilvan Mikelyson; e do presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do RN, Elias Filho.

O diretor da Fiern e presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (Sindrecicla RN), Etelvino Patrício, abordou os potenciais de cabotagem no RN como um importante passo para fortalecer o setor produtivo através da redução de custos com transporte.

“A nossa reunião com entidades presentes é a junção de forças que nós precisamos para chegar ao armador e dizer para ele o volume de carga existente, hoje, no estado e que isso desperte nele a possibilidade de vir ao RN. O que nós estamos falando é redução de custos e, ao mesmo tempo, mais competitividade aos empreendedores do Rio Grande do Norte que hoje sofrem apenas com o modal rodoviário para transporte”, detalhou.

O presidente da ASSURN, Gilvan Mykelison, considera que a reunião foi produtiva e um passo necessário para trazer mudanças no setor de transportes do RN. “É uma reunião bastante produtiva e importante para o desenvolvimento econômico do nosso estado, onde estamos aqui propondo uma mudança de transporte, de chegada e saída dos nossos produtos. Então, nós vamos trabalhar com esse grupo que foi formado aqui, trabalhar com bastante afinco para que possamos realmente tirar esse projeto que é muito antigo do papel e que possamos proporcionar esse ganho operacional para todas as empresas que operam o transporte do RN”, avaliou.

O presidente da SINCAD, Elias de Azevedo, comemora a iniciativa da Fiern em unir-se com o comércio para tratar sobre novas iniciativas. “Isso vai ser um benefício muito bom, tanto para o nosso setor, como também para o estado do Rio Grande do Norte. Inclusive, isso irá facilitar muito o transporte, desobstruir as vias que hoje estão abarrotadas de caminhões. Então, acho muito positivo. Parabéns a FIERN pela iniciativa e a gente está apoiando”, disse.

Também estiveram presentes o empresário Chigeaki Diniz, proprietário do Mar Vermelho Atacado; Sérgio Cirne, do SINCAD; Luiz Henrique, do Centro Internacional de Negócios (CIN-FIERN); e Marcelo Dantas assessor técnico da FIERN.

Sobre a cabotagem
No Brasil, por exemplo, a cabotagem é uma modalidade importante de transporte, pois o país possui uma extensa costa e diversos portos distribuídos ao longo do litoral. O uso da cabotagem pode ser uma alternativa eficiente para o transporte de mercadorias entre diferentes regiões do país, evitando a sobrecarga das estradas e contribuindo para a redução dos custos logísticos.

A cabotagem é frequentemente incentivada como uma opção mais sustentável e econômica em comparação ao transporte terrestre, especialmente para o movimento de grandes volumes de carga.