A Fecomércio RN participou, nesta terça-feira (2), de reunião de trabalho que discutiu novas modalidades do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Promovido pela Caixa Econômica, em parceria com a Prefeitura do Natal, o encontro foi realizado no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão e conduzido pelo secretário municipal de Planejamento, Vagner Araújo. Também estiveram presentes representantes da CDL, da Fiern, do Sinduscon RN, da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), além de secretários do município.
O debate destacou iniciativas voltadas para locação ou financiamento social, e projetos de retrofit em imóveis subutilizados nos bairros centrais, como Ribeira, Cidade Alta e Alecrim. A proposta busca transformar prédios desocupados em moradias de interesse social, promovendo inclusão, revitalização urbana e aproveitamento sustentável da infraestrutura já existente.
Na ocasião, a Fecomércio RN falou sobre a possibilidade de um programa imobiliário popular para trabalhadores do comércio, iniciativa que poderia ser integrada ao MCMV Cidades, com alternativas de financiamento habitacional, focando na ampliação de oportunidades de acesso à moradia digna.
Segundo o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a discussão dessas alternativas representa um avanço importante para a capital: “Ao discutirmos e apoiarmos a revitalização de áreas históricas de Natal, unimos desenvolvimento econômico e inclusão social, construindo uma cidade mais viva e com melhor qualidade de vida para todos. Por isso, defendemos também a criação de moradias populares nesses bairros, voltadas aos trabalhadores do comércio que hoje enfrentam longos deslocamentos diários. Morando mais perto, esses profissionais terão mais qualidade de vida e, ao mesmo tempo, ajudarão a impulsionar o consumo, o movimento e o desenvolvimento dessas regiões históricas”.