5 de agosto de 2022

Fecomércio RN e Prefeitura de Apodi assinam convênio para implementação do programa DEL Turismo

Situado no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, Apodi é o mais novo município potiguar a aderir ao Programa DEL Turismo, da Fecomércio RN. A cerimônia para oficialização da parceria entre a entidade e a Prefeitura de Apodi foi realizada na manhã desta terça-feira (02), na Câmara de Vereadores do município, com presença do prefeito Alan Silveira, do diretor de educação profissional do Senac RN, Gedson Nunes, autoridades políticas e empresários do segmento turístico da cidade.

“Essa parceria da prefeitura com a Fecomércio RN está focada no potencial turístico de Apodi e nossa expectativa é que o Programa DEL traga muitos resultados positivos e que coloque Apodi na rota turística não somente da região, mas de todo o Brasil”, disse o prefeito Alan Silveira”

Metodologia alemã para gestão do desenvolvimento com foco no fortalecimento dos municípios, o Programa DEL Turismo é desenvolvido no RN por meio da consultoria técnica do Senac e tem como objetivo principal, aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos locais onde é implantado. A execução do programa se baseia na formação de um Conselho e Câmaras Técnicas, que une os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada e técnicos, para trabalharem de forma conjunta em prol do desenvolvimento sustentável local.

O diretor de educação profissional do Senac RN, Gedson Nunes, representou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, para o momento de assinatura do convênio entre as instituições. Ele destacou sobre a integração que o programa acrescenta à gestão municipal dos locais onde é implantado.

“Apodi se torna hoje o nono município potiguar a aderir ao Programa DEL. São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Parnamirim, Tibau do Norte, Galinhos, Assú, Porto do Mangue e São José de Mipibu já executam o programa e em todos eles temos visto os resultados positivos, sobretudo na promoção de uma gestão participativa, inovadora e que integra autoridades, classe empresarial, ongs e sociedade civil. O DEL trará para Apodi expertise para o desenvolvimento de ações, que irão promover uma gestão pública profissional e eficiente no munícipio. Tenho certeza de que colheremos, em curto prazo, muitos frutos para o turismo e economia do município, trazendo benefícios diretos no dia a dia da população”, disse o diretor.

Participaram da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Apodi, Antônio Maia; os vereadores Railton Diógenes, Ângelo de Dagmar, Adaltion Targino, Aneaso Alves, Charto Rêgo e Alexandre de Bevenetulo; os secretários municipais de Turismo, José Francisco, de Assistência Social, Itamara Sena, de Obras, Urbanismo e Transporte, Alan Rodrigues, de Saúde, Sabino Neto, de Finanças, Juniano Morais e de Educação e Cultura, Elmo Alves; o presidente da CDL Apodi, Flávio Carvalho; presidente de FALS, Zacarias Targino; presidente da Nugap, Patrício Gomes; o gestor regional do Senac Mossoró, Assú e Caicó, Benjamin Garcia e a gestora comercial do Senac, Carolina Montenegro.