6 de junho de 2014

Fecomércio apresenta projeto que reabre debate sobre uso da área do Augusto Severo

Um pré-projeto elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em 2012 será o ponto de partida para se retomar as discussões em torno do uso da área ocupada pelo terminal de passageiros, estacionamento e terminal de cargas do Aeroporto Augusto Severo, que está sendo desativado após a entrada em operacão do Aeroporto Governador Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A ideia de criar um complexo comercial e cultural no espaço foi apresentada pelo presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, durante reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae, no final da manhã desta sexta-feira, 06.06.
“Esta é apenas uma ideia inicial, que inclusive já apresentamos a algumas autoridades. O importante mesmo é que encontremos o melhor uso para que aquela área, extremamente bem localizada, continue sendo utilizada para promover o desenvolvimento social e econômico da Região Metropolitana de Natal”, afirmou Marcelo Queiroz.
Em linhas gerais, o projeto da Fecomércio sugere a implantação de um novo Centro de Convenções – para atender à demanda reprimida do chamado Turismo de Eventos em Natal -, um Museu Aeroespacial e um complexo comercial (que daria a sustentação financeira do projeto). Tudo isso em uma área de aproximadamente 42 hectares, exatamente a que é (ainda) de responsabilidade da Infraero, preservando o espaço da Base Aérea, este gerido pela Aeronáutica.
O presidente do Conselho do Sebrae, Silvio Bezerra, sugeriu que a entidade peça, oficialmente ao Governo do Estado, detalhes sobre a posse da área bem como analise a possibilidade de se contratar uma consultoria que aponte alternativas de uso que tenham como ponto de partida o projeto da Fecomércio. “Vamos levantar dados, discutir com toda a sociedade e, inclusive, propor na Assembleia Legislativa a realização de uma audiência pública para aprofundar a questão. Não podemos deixar que um espaço como aquele tenha seu novo uso decidido sem que todos os interesses da sociedade potiguar sejam levados em conta e debatidos”, afirmou Bezerra.
O presidente Marcelo Queiroz saiu satisfeito da reunião. “A Fecomércio deu o pontapé inicial de um debate que, com a força e a amplitude do Conselho do Sebrae – que reúne várias entidades empresariais e representantes de bancos e do governo -, tem tudo para ser profícuo. Vamos nos aprofundar e encontrar, juntos, a melhor forma de continuarmos tendo ali um espaço que contribua diretamente com nosso desenvolvimento. Um complex que se integre ao Turismo que é um dos pilares da nossa economia. Vale ressaltar, ainda, que este projeto seria um ganho, direto, inclusive, para Parnamirim, que ainda se ressente do fim das operações do Augusto Severo”, afirmou ele.
A expectativa do Conselho é que dentro de 30 dias possam ser anunciadas novidades sobre o assunto.