22 de outubro de 2020

Faturamento do Turismo encolheu 33,6% até agosto, diz Fecomercio SP

Setor que busca recuperação após ser diretamente afetado pelo isolamento social decorrente da pandemia de covid-19, o Turismo nacional já acumula uma redução de 33,6% no faturamento real acumulado de janeiro a agosto deste ano. O indicativo consta num levantamento do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP a partir dos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O relatório mostra que o resultado negativo até agora foi puxado principalmente pelas viagens aéreas (retração de 68,8%) e por serviços de hospedagem e alimentação (queda superior a 40%).

Considerando o acumulado dos últimos 12 meses, o recuo no faturamento do Turismo brasileiro é de 21,1%, sendo maior entre as empresas de transporte aéreo: -29,8%. Em seguida estão os serviços de hospedagem e alimentação, com queda de 25,6% entre agosto de 2019 e o mesmo mês deste ano.

RETOMADA

Mesmo com a retração registrada até agosto, o setor tem motivos para ficar mais otimista nos próximos meses. A Fecomércio-SP avalia que, além da saída gradativa do isolamento, como se viu nos feriados nacionais de setembro e outubro, muitas operadoras de Turismo brasileiras já têm pacotes fechados para o primeiro semestre de 2021.

Com a retomada de medidas de isolamento em países mais visitados da Europa, como França, Itália e Espanha, a Federação observa potencial na demanda doméstica.

No entanto, ressalta que os players do setor devem ser transparentes com seus clientes sobre as condições das viagens: informando sobre operações de restaurantes, comércio e serviços, assim como sobre a estrutura médica disponível em cada destino. Além disso, a queda no emprego qualificado entre as operadoras aumenta ainda mais a necessidade de manter um bom atendimento aos consumidores.

Fonte: Fecomércio SP
Publicado no site Panrotas