Notícias

7 de abril de 2014

Estudante potiguar ganha competição internacional

Natal, 07 de abril de 2014 – A estudante do Senac/RN, Juliana Almeida, ganhou medalha de ouro na WorldSkills Americas (WSA) 2014, um dos maiores eventos de educação profissional do mundo. Representando o Brasil na ocupação cabeleireiro, ela disputou o título com competidores da Costa Rica e Barbados.

A cerimônia de premiação, onde os ganhadores foram anunciados, ocorreu na manhã deste domingo (06), na Câmara do Comércio de Bogotá. O torneio foi realizado de 1º a 5 de abril, no Centro de Feiras e Exposições Corferias, em Bogotá, reunindo cerca de 200 estudantes, oriundos de 17 países, e atraindo público superior a 120 mil visitantes.

Moradora do Assentamento Maísa, na zona rural do município de Mossoró, Juliana Almeida iniciou seus estudos profissionalizantes por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). “Ganhar essa medalha de ouro para o Brasil significa muito para mim. É um grande orgulho, fruto de muito trabalho e dedicação. Passei por um intenso treinamento e agradeço ao Senac pelas oportunidades que a instituição tem me proporcionado”, disse a potiguar.

Para conseguir o ouro, Juliana Almeida executou sete provas, cada uma delas com prazo de execução determinado. As tarefas mediram seu conhecimento em técnicas de corte, coloração e modelagem, bem como avaliaram habilidades criativas na construção de penteados, considerando tendências internacionais nos estilos clássicos e fashions.

A WordlSkills Americas testa os alunos considerando padrões internacionais de qualidade. Esse é o segundo ano consecutivo que uma estudante norte-rio-grandense vence o torneio. Na segunda edição do evento, realizada em São Paulo, no ano de 2012, a também mossoroense Juliana Leslye obteve a medalha de ouro para o Brasil na mesma ocupação.

Perfil – A mossoroense Juliana Almeida tem 20 anos e afirma que, desde criança, se interessava pela área de beleza. Foi isso que a motivou a buscar a qualificação do Senac. Com desempenho acima da média, a estudante se destacou ao longo do curso e foi selecionada para participar de treinamentos com foco em competições.

Em agosto de 2012, ela ganhou a etapa Rio Grande do Norte da Olimpíada do Conhecimento, habilitando-se para disputar a seletiva nacional para a WSA. No mês de janeiro, ela ganhou a concorrência com outros brasileiros e obteve o direito de defender o País no torneio continental. O próximo desafio de Juliana Almeida será a disputa por uma vaga na WorldSkills Internacional, evento que será realizado em 2015, reunindo os melhores estudantes da educação profissional do mundo.

Sobre a WorldSkills Americas (WSA)
A WSA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo propiciar a melhoria de qualidade da educação profissional, por meio do intercâmbio entre os países da América do Norte, América Central, Mar do Caribe e América do Sul, envolvendo governos, indústrias, comércio e instituições de educação profissionalizante. A cada dois anos, a entidade realiza uma competição voltada para a formação profissional em um de seus países membros.

Sobre o Senac
Presente no Rio Grande do Norte há mais 65 anos, o Senac forma profissionais para atuar nos segmentos de comércio, serviços e turismo. Para 2014, a previsão da entidade é realizar cerca de 60 mil matrículas, em mais de 100 municípios potiguares.
A instituição em investido em inovação, infraestrutura e capacitação do corpo técnico, buscando a melhoria continua das tecnologias educacionais utilizadas em sala de aula, com objetivo de se tornar referência em âmbito internacional.

Outras notícias

Pular para o conteúdo