6 de outubro de 2016

Escritório do Empreendedor é inaugurado e conta com a presença da classe empresarial

No dia 5 de outubro é comemorado o Dia do Empreendedor e para marcar a data, o Governo do Estado inaugurou o Escritório do Empreendedor. O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, prestigiou a abertura da instalação que funcionará no shopping Via Direta, reunindo diversos órgãos federais, estaduais e municipais para facilitar a abertura de empresas no estado.

A ideia é possibilitar o amplo suporte para orientação de todos os passos para a abertura de uma empresa, desde a viabilização do início de negócios até alterações futuras que sejam necessárias para expansão da empresa. Segundo o Governo do RN, o equipamento reduzirá de 200 dias para 24h o tempo médio para a abertura de um novo empreendimento.

Funcionará no Escritório do Empreendedor a Agência de Fomento do Estado (AGN), Corpo de Bombeiros, Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema), Junta Comercial do Estado (Jucern), Receita Federal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Secretaria do Estado de Tributação (SET), Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) e Vigilância Sanitária (Visanatal).

“O Governo do Estado está de parabéns pela inauguração deste espaço, que tem como foco simplificar a vida daqueles que desejam empreender no nosso Rio Grande do Norte. A unificação de órgãos importantes é um importante primeiro passo para otimizar o tempo e reduzir, na prática, o ainda complexo emaranhado burocrático imposto aos empresários. Além disso, a iniciativa do governo potiguar atende a um pleito do empresariado e, também por isso, merece todo o nosso apoio, incentivo e aplauso”, declarou Marcelo Queiroz em sua fala.

O presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), Amaro Sales, parabenizou o governo estadual pela iniciativa que fará com que o empresário ganhe tempo, “para poder exercer o papel de empreendedor, gerando renda e empregos para o Rio Grande do Norte”.

Augusto Vaz, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), aproveitou a oportunidade e propôs que as sedes das CDL’s municipais para trabalharem como um “braço extensor” do Escritório do Empreendedor no interior do estado.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) e do Conselho Deliberativo do Sebrae, José Álvares Vieira, a sociedade potiguar empreendedora clama por serviços públicos de qualidade, eficientes e desburocratizantes.

O Escritório do Empreendedor ficará sob a coordenação da Jucern. A diretora do órgão, Sâmya Aby Faraj Linhares, agradeceu ao governador Robinson Faria a autonomia para realizar o trabalho. “A classe empresarial do estado tem nos apoiado incondicionalmente”, acrescentou Sâmia.

O governador do Estado, Robinson Faria, comentou que a inauguração do espaço era um momento bastante esperado, já que a burocracia era um motivo, “com razão”, de reclamação do empresariado.

“Estamos mais uma vez inovando. Nenhum estado do Brasil tem um escritório do empreendedor nesta dimensão. Neste modelo, reunindo todos estes órgãos, o primeiro a apresentar é o RN”, afirmou o chefe do Executivo estadual e declarou, “a classe empresarial está muito unida e parceira do nosso Governo, juntos vamos vencer a crise”.