25 de outubro de 2024

Das sete Escolas Sesc do RN, quatro são totalmente gratuitas, e três têm valores subsidiados e acessíveis

Nesta sexta-feira, 25, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio RN, publicou os dois editais para preenchimento das 381 novas vagas nas Escolas Sesc. Em 2025, crianças e adolescentes poderão ingressar nas escolas localizadas em Natal (Potilândia e Zona Norte), Mossoró, Caicó, Macaíba, Nova Cruz e São Paulo do Potengi. As inscrições acontecerão de 04 a 08 de novembro de 2024.

São 171 vagas novas gratuitas nas escolas que estão no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG): Zona Norte, Macaíba, Nova Cruz e São Paulo do Potengi. Por meio do programa, o Sesc RN oportuniza uma educação de qualidade a pessoas de baixa renda. Além de terem acesso de forma gratuita, as crianças e adolescentes também recebem fardamento, material escolar e merenda diariamente.

Já as escolas localizadas em Potilândia, Mossoró e Caicó oferecem 210 vagas por meio de matrículas com valores bastante acessíveis. O diferencial deste ano é que, até para essas vagas de valor subsidiado, a prioridade na classificação é para os trabalhadores do comércio com renda familiar per capita (ou seja, por pessoa da família) de até dois salários-mínimos.

Inscrição

É possível consultar os editais no site do Sesc RN (sescrn.com.br), através da aba superior “Editais” ou dentro de “Atuações > Educação”. Os documentos são os editais 03/2024 (escolas gratuitas ou PCG) e 04/2024 (escolas pagas).

Os pré-requisitos para as vagas das escolas gratuitas são: possuir renda per capita familiar de até dois salários-mínimos; estar dentro do limite de idade de acordo com as informações do edital; e ser dependente de trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, ou público em geral, desde que se enquadre na condição de baixa renda.

Para se inscrever no edital das escolas pagas, é preciso possuir a credencial Sesc válida e sem débitos em atividades; estar dentro do limite de idade mínimo de acordo com o edital; e, prioritariamente, ser dependente de trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo. Além disso, a novidade deste ano é que, para essa seleção das escolas pagas, a renda per capita familiar é um critério classificatório prioritário.

Escolas Sesc

O Sesc RN é a maior rede privada de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte, com mais de 2 mil alunos matriculados. Cerca de 40% dos estudantes são mantidos pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, explica sobre os diferenciais que a Escola Sesc oferece: “Temos uma educação de qualidade, com formação científica, mas também humana, focada no desenvolvimento da cidadania plena. As nossas crianças têm acesso à cultura, ao lazer e a todas as nossas atividades. Além disso, as escolas Sesc possuem o selo Rede Pea-Unesco, sendo reconhecidas como escolas que promovem ações educativas com foco na cultura de paz, nos direitos humanos e na cidadania global”, afirma.

Além disso, o Sesc RN possui o Selo Escola Azul, que é um reconhecimento internacional dado pela Unesco para as escolas que têm um trabalho de cuidado e conscientização sobre a preservação dos mares e oceanos. No Rio Grande do Norte, apenas seis escolas contam com o selo, sendo duas delas Escolas Sesc: as unidades da Zona Norte e Mossoró.

Serviço:

O que: Escolas Sesc 2025: editais publicados com 381 novas vagas, sendo quase metade delas gratuitas

Escolas gratuitas: Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Macaíba, Zona Norte

Escolas pagas: Potilândia, Mossoró e Caicó

Período das inscrições: 04 a 08 de novembro de 2024

Inscrições presenciais (somente para escolas gratuitas): Secretaria da Escola Sesc em que se deseja estudar.

Inscrições online (para todas as escolas): Site do Sesc (sescrn.com.br), através da aba ‘Editais’ e selecionando o edital 03/2024 (Escolas PCGs) ou edital 04/2024 (Escolas pagas).

Critérios para seleção – PCG:

• Possuir renda per capita familiar de até 02 salários-mínimos federais vigentes;
  • Ser dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, ou público em geral, desde que se enquadre na condição de baixa renda;
  • Estar dentro do limite de idade mínimo de acordo com o edital.

Critérios para seleção – Escolas Pagas:

• Possuir credencial Sesc atualizada e sem débitos em atividades do Sesc RN;
  • Ser dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo (prioritariamente);
  • Estar dentro do limite de idade mínimo de acordo com o edital.
  • Por ordem de classificação de renda familiar per capita.