Notícias

8 de agosto de 2014

Emocionado, Marcelo Queiroz abre o “Câmara Empreendora” e recebe título de cidadão de Mossoró

A manhã da quinta-feira, 07.08, foi especial para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz. Na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), Queiroz foi o primeiro palestrante do projeto “Câmara Empreendora”, e ao final da apresentação, foi agraciado com título de cidadão mossoroense.

“Fico feliz por estar de volta à esta cidade que sempre me acolheu. Apesar de ter nascido em Pedro Avelino e de ter sido registrado em Natal, eu também me sinto um pouco mossoroense. E agora, oficialmente, este sentimento só aumenta”, afirma Marcelo Queiroz.

E foi pela sua história de sucesso e superação, pelo espírito empreendedor e pelos serviços prestados pelo Sistema Fecomércio RN, através do Sesc e do Senac, que Queiroz foi o escolhido para ser o primeiro participante do “Câmara Empreendedora” – projeto da CMM que tem como objetivo apresentar cases de sucesso aos jovens mossoroenses, com o intuito de incentivá-los a terem seu próprio negócio.

“A sociedade precisa enaltecer a figura do empreendedor. Estes são homens e mulheres que lutam para ter o próprio negócio, que geram emprego e renda e ajudam a desenvolver a economia do país. E apesar de tudo isso, ainda são vistos com desconfiança pela sociedade. E é para mudar esta visão que resolvemos promover este projeto. Para mostrar aos nossos jovens, histórias reais de sucesso e superação e incentivá-los a serem empresários também. E nada melhor do que Marcelo Queiroz a ser o primeiro a contar sua história. Um homem de negócios, que agora também é filho de Mossoró”, explica o presidente da CMM, Francisco Carlos.

A apresentação do presidente do Sistema Fecomércio, em vários pontos emocionou a todos os presentes. Marcelo Queiroz nasceu em 1963, na cidade de Pedro Avelino, mas foi registrado em Natal. Caçula de uma família de oito filhos, começou a trabalhar cedo. No ano de 1972, aos nove anos de idade, já percorria as feiras da Cidade da Esperança, vendendo picolé, ovos e outros itens. Em 1977, aos 14 anos, teve a primeira carteira de trabalho assinada, em uma farmácia que ficava no bairro da Cidade Alta, pertencente ao seu tio, Luiz Gonçalves. Eram oito horas de trabalho diários, de segunda a sábado, com plantões eventuais aos domingos.

“Era difícil dedicar tempo aos estudos, pois o trabalho era exaustivo. Optei por fazer um curso técnico de segundo grau na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, no bairro de Dix-Sept Rosado. Infelizmente, não tive o privilégio de ingressar em uma faculdade, porque também não tive tempo. E não falo isso com satisfação. Digo lamentando porque, na falta da teoria, meus maiores professores foram, e ainda são, os meus próprios erros. E vocês não podem imaginar o quanto isso custa caro”, enfatiza Queiroz.

O segundo emprego foi na Construtora Pedro Avelino, como auxiliar de engenheiro. Com o dinheiro que juntou ao longo dos anos, em 1982 financiou, através da companhia de habitação popular do RN (Cohab), uma casa no conjunto Santarém.

O presidente do Sistema Fecomércio, sempre pensando no futuro, alugou a casa para ter uma renda extra. O locatário do imóvel montou uma pequena farmácia no local, que logo depois ofereceu para Queiroz comprar. “Não sabia o que fazer. Pedi conselho ao meu patrão, que me disse que na construtora, eu só chegaria a engenheiro se cursasse uma faculdade. Na farmácia não. Lá, eu seria o proprietário do negócio, com maiores perspectivas de crescimento. Meu chefe me disse ainda, que se não desse certo a minha pequena empresa, eu teria meu lugar garantido de volta na construtora. Foi quando resolvi arriscar”.

No ano de 1983 surgiu a oportunidade de comprar uma farmácia no bairro em que foi criado, a Cidade da Esperança. A partir daí, tudo prosperou. Com a voz embargada, Marcelo Queiroz conta que foi aí que conheceu sua esposa, Gizélia Queiroz, e juntos progrediram com o negócio. Compraram outras farmácias em Natal, e constituíram família. Em 1999, montou a rede Unifarma (que hoje tem cerca de 300 farmácias associadas em mais de uma centena de municípios potiguares), em parceria com seu sócio Dejalma Lemos. Em 2008, abriram a distribuidora Unifarma. Juntas, as duas empresas empregam hoje cerca de 4 mil pessoas diretamente.

Atualmente, Marcelo Queiroz e sua esposa têm dois filhos. E é ela, a esposa Gizélia quem está no dia a dia da farmácia em virtude dos muitos compromissos assumidos por Queiroz em sua vida de líder empresarial, que abraçou deste o final dos anos 80. Ele também é diretor-presidente da cooperativa de Crédito dos Empresários do Comércio (Credcom), Vice-presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico entre outros cargos.

Após a apresentação e o momento de emoção dele e dos demais presentes, Queiroz recebeu o título de cidadão mossoroense, por proposição do vereador Claudionor Santos e aprovado por unanimidade pela CMM. O título levou em conta sobretudo o trabalho que vem sendo realizado pelo Sistema Fecomércio RN em Mossoró. Segue abaixo, um resumo desta atuação:

 

ATUAÇÃO DO SISTEMA FECOMÉRCIO EM MOSSORÓ

·     8,4 milhões de atendimentos através do Sesc, nas áreas de saúde, educação, esportes, cultura e lazer, somente do ano passado para cá.

·     Manutenção de uma Unidade do Sesc Cidadão que, desde 2008, trabalha com cerca de oitenta crianças em situação de risco, na Comunidade do Fio. Reforço escolar, complemento alimentar (para as crianças e seus pais, em um formato consagrado de atendimento global à família, como forma de resgate social).

·     Apoio a importantes eventos para a economia mossorense, como a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), Convenção Nordeste de Supermercados, Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços (Exponor) e a Convenção Estadual do Comércio Lojista do Rio Grande do Norte, dentre outros.

·     R$ 350 mil, para o fomento de ações em prol dos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo do município, somente no ano passado.

·     Ainda em 2013, convênio, através do Sesc, com a Prefeitura de Mossoró que promoveu cooperação envolvendo as ações do corredor cultural, com o desenvolvimento de projetos como Jornada Literária, Janela Aberta, Sesc Formação para as Artes, Palco Giratório, Cinesesc, Sesc Dramaturgia e Parcerias Sinfônicas. Investimento total de R$ 234 mil.

·     O Mesa Brasil (desde 2013, até junho de 2014) distribuiu cerca de 680 toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 30 mil pessoas assistidas por 116 entidades de assistência social receptoras, abrangendo as cidades de Mossoró, Baraúnas, Assú, Serra do Mel, Areia branca, Antônio Martins e Alexandria.

·     Mérito Jessé Freire, através do qual nós oferecemos um troféu – que leva o nome de um dos maiores líderes empresariais deste estado – aos empresários que mais se destacam em seus respectivos segmentos

·     Com o Senac, formou desde 2013, 7.171 pessoas nos nossos mais diversos cursos. Deste total, cerca de 6.100 foram em vagas gratuitas (85%), através do PSG e do Pronatec).

·     Em Mossoró, o Senac oferece cursos nas áreas de Comércio, Gestão Empresarial, Imagem Pessoal, Informática, Saúde e Turismo. A unidade, que atende atualmente 28 municípios da região Oeste.

 

Outras notícias

Pular para o conteúdo