O contratempo com a gráfica – que atrasou a entrega dos livros “Mulheres Especiais 2” e forçou algumas mudanças no formato do evento – não chegou a diminuir o brilho das homenagens ao aniversário de nascimento da escritora e acadêmica Anna Maria Cascudo Barreto, realizadas na noite desta terça-feira (13), na sede do Instituto Ludovicus, na Cidade Alta, em Natal.
Pela programação inicial, o ponto alto da noite deveria ter sido o lançamento do livro – último escrito por Anna Maria, que faleceu em janeiro deste ano, depois de dar a sua chancela à “boneca” da publicação. No entanto, apesar de todos os esforços do Sistema Fecomércio RN, por intermédio do Sesc, a gráfica paraibana São Mateus não conseguiu cumprir o prazo acordado e só entregou cinco exemplares da obra, ficando todo o lote restante – num total de 700 – para ser entregue até o final desta semana.
Para marcar a noite, na qual Anna Maria Cascudo completaria 79 anos de idade, também foi montada uma exposição com vestidos, quadros, fotografias e outros itens pessoais da acadêmica. Um trabalho de muito bom gosto e que foi bastante elogiado. Houve ainda um coquetel de congraçamento.
“Foi uma grande honra para o Sistema Fecomércio RN ter viabilizado a impressão desta obra, que ganhou maior importância histórica por ter sido a última assinada pela saudosa intelectual e escritora Anna Maria Cascudo. Fui testemunha da acuidade e da felicidade com que ela finalizou cada página. Infelizmente nem mesmo todas as nossas tentativas e alternativas evitaram o transtorno que nos foi imposto pela gráfica contratada. Pedimos desculpas de público pelo atraso – mesmo tendo ele ocorrido por motivos alheios à nossa vontade – mas ficamos muito felizes em ver que a noite teve, mesmo assim, um brilho especial, digno da grande mulher que foi Anna Maria”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
A filha da escritora e coordenadora do Instituto Ludovicus, Daliana Cascudo, lamentou a falta de todos os livros, mas agradeceu o apoio do Sistema Fecomércio para realizar a obra e o evento de ontem. “Foi realmente lamentável e frustrante que os livros não tenham estado todos aqui. Mas optamos por distribuir os cinco exemplares que vieram, de maneira simbólica, a algumas personalidades que estiveram conosco. Fui testemunha do carinho e da retidão com os quais a equipe do Sistema Fecomércio acompanhou desde o início a elaboração e confecção do livro e nós só temos a agradecer por isso”, disse ela.
Também filha de Anna Maria, Camila Cascudo, fez questão de minimizar o problema com a gráfica. Ao público presente à sede do Instituto, ela questionou, em tom de brincadeira: “Acho que aqui tem alguns escritores, não é mesmo? Quem nunca teve problemas com gráficas?” disse ela.
Receberam os primeiros cinco exemplares do livro “Mulheres Especiais 2”: Eunice Lucena Vignoli (amiga de infância de Anna Maria Cascudo e uma das biografadas na obra); Sandra Elali (Juíza e mãe da cantora potiguar Marina Elali, também biografada na obra); Diógenes da Cunha Lima (presidente da Academia Norte-riograndense de Letras, que recebeu em nome de duas acadêmicas: Leide Câmara e Sônia Fernandes Ferreira, esta última biografada na obra); e Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes (Pró-Reitora de Extensão da UFRN e uma das biografadas na obra).
O Sistema Fecomércio RN assumiu o compromisso de enviar para a casa de cada uma das demais homenageadas pela publicação um exemplar do livro, tão logo a gráfica conclua a impressão.
Sobre o livro
“Mulheres Especiais 2”, de autoria da escritora Anna Maria Cascudo Barreto, dá continuidade à obra “Mulheres Especiais”, escrita em 2003. O livro descreve a vida de mulheres notáveis de várias áreas. No total, são 112 perfis, que se somam aos de 103 personalidades femininas listadas na edição de 2003.
Nesse novo projeto de acordo com a própria Anna Maria, ela priorizou as mulheres que, sob seu ponto de vista, contribuem para a sociedade. “Estamos retratando desde garis até promotoras de justiça, passando por motoristas de caminhão, padeiras e pessoas com trabalho social”, disse ela à época em que concluía a coleta dos dados.
No texto de abertura do livro, o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, diz: “Fui instado a escrever a apresentação de mais esta obra da amiga e competente escritora Anna Maria Cascudo, de antemão me veio o seguinte pensamento: o título é de uma justiça cuja abrangência é avassaladora: ‘Mulheres Especiais’. Ora, especiais, são todas elas. Nós, homens, sabemos, no dia a dia, e sentimos na pele, o quão verdadeira é esta distinção. E, principalmente, especial era – e é – Anna Maria”.