7 de novembro de 2014

Em reunião do NCVB, Marcelo Queiroz apresenta ações e projetos do Sistema Fecomércio RN no turismo

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN sediou, na tarde desta quinta-feira, 06.11, a reunião ordinária do Natal Convention Bureau. Durante o encontro, que contou com a presença de toda a diretoria do NCVB, além de representantes da diretoria do Sistema Fecomércio RN, o presidente da Federação do Comércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, apresentou o relatório “Sistema Fecomércio RN – Trabalhando pelo Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

A apresentação foi um resumo das ações realizadas pela entidade no campo do turismo, ao longo de 2014. A participação do presidente na reunião foi uma forma de estreitar as relações com os empresários do segmento. Ele destacou, por exemplo, que a Federação mantém uma Câmara Empresarial do Turismo, órgão consultivo que debate os principais temas do segmento, como por exemplo a redução da alíquota do ICMS nas contas de energia para os hotéis; debate sobre a importância do incremento do Turismo Naútico; luta por mais recursos públicos para divulgação do nosso destino; apoio para participação em eventos internacionais de divulgação; e a parceria com a Alemanha para divulgação mútua dos destinos do RN e de dois estados daquele país.

Voltado para a formação de mão de obra qualificada, o Senac RN conta com 350 cursos em sua grade fixa. No RN há, aproximadamente, 100 cursos no portfólio voltados para qualificação nesse segmento, com um alcance de 82 municípios. Nos últimos quatro anos, a instituição realizou mais de 21 mil matrículas nos cursos voltados à área de Turismo e Hospitalidade. Queiroz destacou ainda, os programas específicos de idiomas, referência em qualidade no estado. Por semestre, na área de idiomas, são cerca de 3.500 alunos em sala de aula.

Além disso, o Senac disponibiliza vários outros benefícios voltados aos empresários do comércio de Bens, Serviços e Turismo, como oferecimento de cursos gratuitos através dos Programa Senac de Gratuidade (PSG); do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); Atendimento Corporativo (com soluções voltadas para cada empresa); Programa Senac Alimentos (segurança alimentar); e Programa Aprendizagem Comercial (preparação de jovens).

Já o Sesc, possui mais de 63 mil associados, sendo mais de 55 mil comerciários e dependentes, entre eles os empregados no setor de turismo. Presta atendimento nas áreas de Saúde, Lazer, Nutrição, Assistência, Cultura e Educação. Sua atuação se estende a 28 municípios, com mais de 87 milhões de atendimentos realizados até o mês de agosto deste ano. Na área de nutrição, por exemplo, o Sesc fornece 7.120 refeições por dia, entre café da manhã, almoço (self-service e convencional), ceia e lanche, todas com cardápios elaborados e acompanhados por nutricionistas.

Na área de Saúde, são mais de 8 milhões de pessoas atendidas. Um dos seus serviços de excelência, o atendimento odontológico, é realizado tanto em suas clínicas, situadas em Natal, Mossoró e Macaíba, quanto em uma unidade móvel que percorre as diversas cidades onde o Sesc não possui unidades físicas. O Saúde nas Empresas promove palestras e ações para o público interno das empresas. Orientações sobre saúde (como higiene bucal e doenças sexualmente transmissíveis), nutrição, manipulação de alimentos e relacionamento interpessoal são alguns dos temas abordados pela equipe do Sesc. Entre 2012 e 2014 foram 300 empresas atendidas e mais de 12 mil comerciários capacitados.