Uma das mais importantes do Rio Grande do Norte, não só por sua envergadura municipal como também regional, a unidade do Sesc em Mossoró está passando por uma obra de reforma e ampliação. Trata-se da maior e mais completa intervenção física em sua estrutura desde sua inauguração, há quase 40 anos. O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, esteve na cidade na tarde desta terça-feira, 08, para ver de perto o andamento dos trabalhos.
Acompanhado de um grupo de membros do Conselho Regional do Sesc, do diretor executivo da Fecomércio, Jaime Mariz e da diretora regional do Sesc, Jeane Amaral; além da equipe de engenheiros responsáveis pela obra, Queiroz disse que “A reforma e ampliação desta unidade é a realização de um sonho antigo dos mossoroenses. A nova unidade, além de oferecer mais conforto e ampliar nossos serviços irá dobrar a capacidade de alunos da escola e também será dotada de todos os elementos de acessibilidade”.
Com previsão de conclusão para 2017, a um custo que deve ultrapassar os R$ 20 milhões, e cerca de R$ 970 mil investidos somente em 2015, a obra representa o maior investimento individual do estado, entre todas as unidades do Sesc que estão sendo reformadas e/ou ampliadas. Dotada de bloco administrativo, estacionamento, academia, restaurante, Escola Sesc, piscina, quadra de esportes, auditório e consultório odontológico, a unidade, que hoje possui área total de pouco mais de 5.300 metros quadrados, passará a ter mais de 10.400 metros quadrados.
Uma nova Escola Sesc está sendo construída, o que deve aumentar a capacidade de 402 alunos atendidos no ensino fundamental para 572 (170 alunos a mais por ano). Serão cerca de 700 alunos quando incluídos o Programa de Habilidades de Estudos e a Educação de Jovens e Adultos. Especificamente a parte da Escola Sesc, que corresponde a cerca de 25% da obra e terá mais de 2 mil metros quadrados de área construída, será finalizada ainda este ano, iniciando o ano letivo de 2017 já com aulas.
A clínica odontológica dobrará o número de consultórios e passará a atender até 90 pacientes por dia, cerca de quatro vezes mais do que os 24 atendidos antes do início da reforma. O restaurante também está sendo ampliado. Dobrará sua capacidade de atendimentos, e passará a oferecer 1.000 refeições/dia, contra as 500 refeições/dia oferecidas anteriormente. A nova academia de ginástica, que até então atendia 790 pessoas por dia, passará a atender 1.400.
Além disso, a unidade disponibilizará um novo auditório e um novo playground; o bloco administrativo e o estacionamento estão sendo ampliados; será criada uma nova Central de Atendimento e uma sala de reuniões. A biblioteca, o almoxarifado e o refeitório também terão mais espaço; as áreas de pátio ganharão cobertura termoacústica e os espaços internos serão todos climatizados.