Consolidação do Mercosul, incremento do turismo e cooperação técnica entre as Federações ligadas à CNC e a Câmara Argentina do Comércio estão na pauta
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, integra a missão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) à Argentina. Em reunião nesta quarta-feira, 16, os presidentes das Federações do Comércio que participam da visita assinaram um acordo de cooperação entre as entidades dos dois países que prevê a troca e o compartilhamento de informações, dados, estatísticas, experiências sobre políticas de investimentos, transferência de tecnologia e cooperação econômica como um todo.
O acordo fechado pelas Federações do Comércio já é um grande resultado dessa missão, tendo em vista que, tanto no Brasil quanto na Argentina, o setor terciário – de comércio, serviços e turismo – representa cerca de dois terços do Produto Interno Bruto de cada país. “Temos que aproveitar o momento atual em que há convergência entre os dois governos para fomentar a atividade econômica regional”, afirma Darci Piana, vice-presidente da CNC e presidente da Fecomércio do Paraná.
O encontro com a Câmara Argentina de Comércio faz parte de uma série de compromissos realizados esta semana, entre os dias 14 e 17 de novembro. “Temos enxergado vários pontos de interesse comum entre entidades e possíveis parceiros aqui da Argentina e alguns segmentos do nosso comércio varejista e do nosso turismo no Rio Grande do Norte. Tenho certeza de que estamos plantando boas sementes aqui”, afirmou Queiroz.