Os profissionais de Educação Física do Sesc Rio Grande do Norte participam de uma capacitação internacional até o domingo (24). Em parceira com o Departamento Nacional do Sesc e a Blaze Esporte, uma instituição não governamental dos Estados Unidos, os educadores potiguares estão aprimorando os ensinamentos para o atendimento a pessoas com deficiência física. O curso está acontecendo na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN) desde esta quinta-feira (21).
A coordenadora de Esportes do Sesc RN, Lidiana Morais, contou que mais de 40 profissionais estão presentes no encontro que trata da atividade física em geral para os portadores de deficiência. É a primeira vez que a capacitação acontece no Rio Grande do Norte, e já foi realizada em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
“Os professores do Sesc RN vão acrescentar ao currículo uma política internacional de se trabalhar com pessoas com deficiência física, como abordá-los, tratar, como desenvolver uma atividade física específica para eles”, declarou Lidiana.
A assessora técnica de Esportes do Sesc Nacional, Lilia Passos, afirmou que o Departamento Nacional reconhece a qualidade técnica dos profissionais do Rio Grande do Norte para desenvolver o treinamento, incrementando o atendimento do Sesc potiguar.
“A nossa ideia também é levar um grupo de profissionais dos regionais ao Centro de Treinamento de Educação Física Adaptada (Cetefe), em Brasília, para eles terem uma outra visão”, disse Lilia. O diretor do Cetefe, Ulisses Araújo, especialista em Educação Física especial estará presente na capacitação, no sábado (23).
O paratleta Felipe de Melo esteve presente na capacitação e elogiou a iniciativa do Sesc RN em investir nos profissionais do esporte da instituição. Felipe joga Bocha adaptada há cinco anos e foi campeão das Paralimpíadas Escolares em 2015 pelo Rio Grande do Norte. “Descobri a Bocha durante a minha fisioterapia e o começo não foi fácil, depois me apaixonei. Os profissionais esportivos, tendo um conhecimento maior, podem ajudar muita gente como eu”, falou Felipe.
Encerrando a capacitação, o Sesc promoverá a Paracopa Sesc, um festival esportivo que acontece no Sesc Cidade Alta no domingo. Atletas com ou sem deficiência e alunos do Sesc se integrarão na prática esportiva.