A imensa maioria dos natalenses irá gastar no máximo R$ 100 com o presente do Dia dos Pais – que será comemorado no próximo domingo, 10. Os números são da pesquisa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio RN, que apontam que nada menos que 66,7% dos entrevistados irá limitar seus gastos a este valor.
“Os dados da pesquisa, de uma maneira geral, mostram que os filhos não vão deixar de agradar aos pais. Mas eles já reverberam os ecos do clima de incertezas e desaceleração que vivemos na economia como um todo, e para o qual nós da Fecomércio vimos alertando há algum tempo. Juros altos, preços em ascensão e crédito mais caro formam uma combinação complicada que só redunda em crescimento menor das vendas. Este cenário já vem sendo identificado há algum tempo. É por isso que nossa expectativa de crescimento das vendas para o Dia dos Pais este ano é de no máximo 2,5%, contra 4,3% que crescemos no ano passado”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
As roupas serão os itens mais procurados pelos filhos neste Dia dos Pais. O segmento de vestuário foi citado por 48,6% dos entrevistados. Os perfumes e cosméticos aparecem em seguida, com 16%; os calçados e acessórios registram 10,7%; e os eletrônicos com 6,4% de intenção de compras.
A maior parte dos entrevistados (42,9%) deve comprar presentes com valores entre R$51 e R$100. Em seguida aparece um percentual de 23,8% que pretendem gastar até R$ 50. Outros 20,3% disseram que devem gastar em torno de R$ 101 a R$200.
De acordo com a pesquisa, os pagamentos à vista (em dinheiro ou cartão de débito) serão a preferência do consumidor. A modalidade foi citada por 59,6% dos entrevistados. Já 37,9% preferem fazer suas compras parceladas no cartão de crédito.
Motivação
A pesquisa também procurou saber dos consumidores, quais ações eventualmente adotadas pelas empresas poderiam atraí-los às compras. Dos entrevistados, 32,6% responderam que a concessão de descontos seria o principal atrativo; 30,8% citaram a promoção de clientes fiéis; e 11,1% preferem o atendimento personalizado. A maioria dos consumidores, 64,7%, garante que fará pesquisa de preço antes de adquirir o produto, para poder economizar.
O local escolhido pela maior parte dos entrevistados para as compras foi o shopping, citado por 47,7%. Mas o comércio de rua ainda mostrou força, sendo citado por 42,1% dos entrevistados.
Outro indicador interessante que a pesquisa trouxe é que 75,5% afirmam que não irão se endividar para comemorar a data. Outros 22,5% dos entrevistados, no entanto, seriam capazes de se endividar para comprar um presente para o pai. Já 62,3% dos entrevistados afirmaram que, para a comemoração do dia dos pais deste ano, irão gastar o mesmo valor ou até menos do que gastaram no ano passado. A pesquisa ouvir 650 consumidores no período de 29 a 31 de julho.