18 de junho de 2021

Consumidor satisfeito está longe de ser leal à empresa, mostra pesquisa

O consumidor saiu sorridente da loja, agradeceu ao atendente e nunca mais voltou. Essa cena corriqueira revela, na prática, uma das maiores barreiras do varejo nacional. Um levantamento inédito da agência de marketing Inroots aponta um abismo entre os índices de satisfação e a lealdade dos clientes das 300 maiores redes do setor.

O INSV (Índice Nacional de Satisfação do Varejo) levou em conta mais de 50 mil menções espontâneas dos consumidores em relação às 576 bandeiras de negócios administradas por esse grupo de varejistas. O estudo interpretou os comentários por meio do NPS espontâneo (Net Promoter Score). Enquanto a satisfação geral atingiu 79,82%, a fidelidade só chegou a 41,68, em uma escala de -100 a 100, nos cinco primeiros meses de 2021.

“Essa faixa de NPS significa que, em muitos casos, o cliente entende que não recebeu atenção plena da empresa com seu caso ou sua necessidade. Ele adquiriu os produtos que estava procurando, mas não se deparou com nenhum diferencial capaz de motivá-lo a regressar ao ponto de venda. Continuará a ser um consumidor assíduo, mas optará pela concorrência”, analisa o sócio-diretor da Inroots, Ricardo Pomeranz.

Falta de preparo e e-commerce ruim

Quando são analisados os pontos mais críticos da experiência de compra, entre os fatores que exigem mais atenção estão a operação de e-commerce muito aquém da esperada e a falta de preparo tanto dos colaboradores das lojas como das centrais de atendimento.

“A Covid-19 acelerou os processos de digitalização do varejo, mas existe uma carência clara para absorver essa demanda e para garantir uma jornada de compra eficiente do início ao fim. E nem sempre o atendimento na loja física acompanha a operação online”, conclui.

Para viabilizar a criação do Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV), a Inroots utiliza a ferramenta INSV Toolbox. A agência passou a comercializar essa plataforma para empresas interessadas em adquirir os dados de satisfação dos seus clientes.

A ferramenta traz uma série de indicadores-chave, entre os quais monitoramento e análise da satisfação e do NPS da marca e de cada uma de suas bandeiras; satisfação das lojas de maneira individualizada, com alertas para situações críticas; segmentação dos assuntos de maior relevância como preço, atendimento, produto, estrutura e marca; avaliação da concorrência; e comparativo da evolução de uma marca em relação à percepção do consumidor sobre as 300 maiores varejistas do Brasil.

Fonte: Mercado e Consumo

Imagem: Envato