30 de janeiro de 2014

Confiança do comércio recua 2,4% em janeiro

Influenciado por percepções menos positivas das condições correntes, notadamente pelas condições econômicas em geral, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), acumulou seis meses de queda na comparação anual, variando -2,4% entre janeiro de 2014 e o mesmo mês de 2013.

Juros mais elevados e desvalorização do real provocaram correção na trajetória recente do subíndice que mede as expectativas (-2,3% na comparação anual).

Por outro lado, a recente recuperação das vendas do comércio levou a uma avaliação ligeiramente mais favorável (+0,6% sobre janeiro de 2013) do índice de investimentos. Já a queda na comparação mensal do Índice na passagem de dezembro para janeiro (-2,3%) pode ser interpretada como uma reação natural à desaceleração típica do comércio no início do ano.

Confira a íntegra da análise acessando este link: http://www.cnc.org.br/central-do-conhecimento/pesquisas/indice-de-confianca-do-empresario-do-comercio-icec-janeiro-de-2014

*Fonte: CNC