26 de setembro de 2023

Comitiva do Sistema Fecomércio RN visita instalações do PAX em Macaíba

Representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) visitaram, na segunda-feira (25), as instalações do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), em Macaíba. A comitiva conheceu a infraestrutura do parque e o ecossistema de inovação potiguar.

Para o vice-presidente da Federação, Luiz Lacerda, que representa a entidade no Conselho Administrativo do parque, projeto reforça o compromisso com o desenvolvimento do estado.

“Um dos objetivos do PAX é aproximar poder público, universidades e empresas, impulsionando nossos negócios com o que há de mais moderno em termos de ciência e tecnologia. Esse é o ambiente para inovar, então tenho certeza que terá um impacto grandioso na economia potiguar”, explicou o vice-presidente da Fecomércio RN.

A comitiva da Federação foi recebida pela presidente do Conselho Administrativo do PAX, Ângela Paiva, o diretor-presidente, Olavo Bueno, e o diretor operacional, Guido Salvi.

“Não tem nos faltado apoio das entidades do setor produtivo. Tanto durante o planejamento estratégico, quanto nesta fase de implantar e operar. O que mais nos alegra é ver que a Fecomércio está comprometida com o bem-estar social”, agradeceu Ângela.

PAX se prepara para receber primeiros negócios

Com mais de 15 mil m² de área construída, o parque conta com dois auditórios com capacidade para até 800 pessoas, salas de reunião multimeios, espaço coworking. Além disso, são 76 lotes e 69 salas disponíveis para a instalação de empresas e startups – que devem começar a chegar ainda no segundo semestre de 2023.

O PAX terá atividades voltadas, principalmente, para as áreas de Energia, Saúde e Indústria 4.0. A ideia é que, além de atrair empresas de tecnologia de alto impacto, o ecossistema de inovação funcione como uma rede para a articulação de parcerias público-privadas.

Parque tecnológico conectará academia, indústria e comércio

Ao todo, 16 instituições são parceiras do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo. A Fecomércio RN tem representantes nos conselhos Administrativo, Fiscal e Técnico-Científico do PAX.

De acordo com o diretor Executivo da Fecomércio RN, Laumir Barrêto, o PAX deve fortalecer a relação entre academia e setor produtivo. “O parque científico será uma ponte entre a universidade e o mercado, transformando o conhecimento gerado nas salas e laboratórios em inovação para as empresas do RN”, afirmou.

Também participaram da visita a diretora Administrativo-Financeiro da Fecomércio e do Senac, Rafaela Madruga; a diretora de Programas Sociais do Sesc, Roseanne Albuquerque; e a coordenadora de Inovação e Competitividade da Federação, Lívia Aires.