31 de outubro de 2023

Comitiva do PDTUR realiza missão técnica no Rio Grande do Norte

O Senac RN está coordenando uma comitiva do Plano Diretor de Turismo do Núcleo Nordeste (PDTUR) em uma missão técnica no Rio Grande do Norte. A comitiva, formada por coordenadores representantes dos departamentos regionais da região Nordeste, está visitando o estado potiguar com o intuito de conhecer a atuação do Programa DEL Turismo.

A programação teve início nesta segunda-feira, 30, em Macaíba, situado a 20km da capital. Foi apresentado ao grupo a fase de análise situacional, etapa do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) na cidade, implantado em dezembro do ano passado.

As etapas compreendem sete fases que vão desde a sensibilização até a formulação da Política de Desenvolvimento Econômico do município, elaborado a partir da estruturação do Conselho Municipal e definição das diretrizes e mapas das Câmaras Técnicas.

Os resultados da análise situacional foram obtidas por meio da aplicação de uma pesquisa e entrevistas com os principais atores do setor econômico de Macaíba. A partir das respostas obtidas, foi desenvolvido um perfil da economia local, que servirá de base para as próximas etapas.

Após as apresentações, a comitiva realizou uma visita as instalações do complexo PAX e da Vila Olímpica. Durante a tarde, conheceram os atrativos turísticos do município, dentre eles o Engenho Ferreiro Forte, que abriga as restos mortais do inventor e pioneiro da aviação, o potiguar Augusto Severo.

Programa DEL

Inspirado na metodologia alemã para gestão do desenvolvimento econômico, com foco no fortalecimento de municípios de pequeno e médio portes, o DEL tem o objetivo de aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos locais onde é implantado.

É formado por Conselho e Câmaras Técnicas e une os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada e técnicos, para trabalharem de forma conjunta.

“O DEL é um programa muito importante e que traz boas perspectivas para Macaíba, sabemos que é apenas uma das etapas de construção, mas já conseguimos vislumbrar todas as potencialidades do município para seu desenvolvimento”, disse o vice-presidente do Sistema Fecomércio RN, Luiz Lacerda.

Participaram da apresentação, o prefeito de Macaíba, Emídio Jr., o diretor de educação profissional do Senac, Leandro Trigueiro, o secretário municipal de desenvolvimento de Macaíba, Auri Simplício, e o representante do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Olavo Bueno.