Comissão debate ajuda a empresas de turismo durante pandemia

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira (8), audiência pública para debater o Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

O pedido para o debate é do presidente da comissão, deputado Bacelar (Pode-BA). Ele quer esclarecimentos a respeito das ações a serem adotadas em prol das empresas do setor. “Empresas que certamente sentirão os efeitos da pandemia de Covid-19 de forma mais intensa, podendo inclusive não superar esse momento de crise e vir a fechar suas portas”, destacou.

Bacelar lembra que a Lei 14.051/20 prevê crédito de R$ 5 bilhões ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para auxiliar empreendimentos turísticos nesse momento de crise. “Registre-se que parte desse crédito ainda se encontra disponível. Contudo, nota-se a existência de dificuldades na concessão de créditos pelas instituições financeiras, as quais alegam a falta de garantias por parte dos beneficiários dos créditos”, alertou. Para o deputado, a liberação desses recursos é urgente, pois o cenário continua incerto.  “As empresas do setor de turismo não têm a mínima perspectiva de quando voltarão a operar de forma plena.”

Foram convidados para a audiência:

  • diretor do Departamento de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo, João Daniel Ruettimann;
  • diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio De Abreu;
  • assessor jurídico da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Ricardo Rielo;
  • presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, Roberto Nedelciu;
  • vice-presidente financeiro da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Edmilson Rodrigues Romão.

A audiência ocorre no plenário 7, às 10 horas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias