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9 de setembro de 2016

Comércio de Currais Novos é bem avaliado pela população da cidade

Pesquisa do IPDC/Fecomércio RN revelou que nove em cada dez consumidores não precisam sair da cidade para comprar o que precisam

Proximidade de casa, praticidade e excelente relação custoxbenefício. Estes são os motivos que garantem a preferência de 9 entre 10 consumidores (89,6%) por comprar no comércio de Currais Novos, com uma média de gastos de R$ 290,22 por compra. Os números fazem parte da pesquisa sobre a “Opinião dos Consumidores de Currais Novos sobre o Comércio” aplicada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, que entrevistou 450 curraisnovenses, entre 25 e 27 de julho.

Os dados foram apresentados na tarde desta sexta-feira, 09.08, na Casa do Comércio de Currais Novos (que sedia o Sindivarejo e a CDL da cidade), pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz. O presidente do Sindivarejo Currais Novos, Hélder Araújo; e a presidente da CDL Currais Novos, Francisca Felipe Galvão, a Lôra do Gás; receberam das mãos de Queiroz uma cópia do relatório da pesquisa, que disse que “Com esta pesquisa, estamos reafirmando nosso compromisso, por meio do Sistema Fecomércio RN, de sermos parceiros do desenvolvimento social e econômico da cidade”.

Estiveram presentes no evento o vice-presidente da Fecomércio RN, Itamar Maciel; o diretor Executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz; a diretora Regional do Sesc RN, Jeane Amaral; e o diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio; a diretora Jovem da CDL Currais Novos, Adriana Souza; além de empresários e políticos.

Quando questionados sobre a facilidade de encontrar os produtos que procuram no comércio da cidade, a maioria (85,6%) dos consumidores afirma que “sempre acha o que precisa”. Apenas 14,4% dos entrevistados responderam que precisam ir até outros municípios porque não encontram o que procuram no comércio local.

Quando precisam sair da cidade para comprar algum produto, o preço (46,7%) e a variedade (35,1%) são os maiores motivadores para os entrevistados. Com relação ao local, a capital, Natal, é a primeira opção, com 79,4% das respostas. Caicó (10,7%), Santa Cruz (7,1%), Mossoró (2,4%) e Acari (2%) também foram citadas como opções. Em relação ao valor médio por compra gasto em outras cidades, a pesquisa apontou R$ 329,55.

Apenas 19,6% dos consumidores responderam que encontram algum tipo de dificuldade no momento da compra na cidade. As principais foram com relação ao atendimento (46,6%); pouca variedade de produtos (17%); produtos com defeito (13,6%); falta de vagas de estacionamento (5,7%); filas (4,7%); preços praticados (4,5%); e forma de pagamento (3,4%).

O estudo indica ainda que, de uma maneira geral, o comércio de Currais Novos foi bem avaliado pelo público consumidor, já que 68,4% deles o consideram bom ou ótimo; e que cerca de 75% afirmam que ele atende às suas necessidades. A boa localização das lojas no município foi o quesito com maior nível de aprovação, cravando 84,2% de ótimo e bom. São citadas também a estrutura (64,2% de aprovação); qualidade dos produtos (77,3% responderam que é ótima/boa); forma de pagamento (74,7%, consideram ótima/boa).

Entre os pontos passíveis de melhoria, estão o atendimento (38,5%); oferta de variedade de produtos (21,2%); preços praticados (15% dizem que eles precisam cair); e ampliação das vagas de estacionamento (3,1%).

“É uma pesquisa inédita, com resultado muito positivo, e que vai servir de balizamento para ações que os comerciantes possam planejar visando melhorar ainda mais a satisfação dos nossos clientes”, avaliou o presidente do Sindivarejo Currais Novos, Hélder Araújo. Já a presidente da CDL Currais Novos, Francisca Felipe Galvão, destacou a importância do documento. “Uma pesquisa é um serviço com um alto custo, e que tivemos o apoio da Fecomércio para realizar. E apesar dos resultados bastante positivos, uma coisa que me surpreendeu foi o atendimento que não teve uma avaliação tão boa. Mas vamos agora trabalhar para melhorar”, completou.

“Chega a ser desnecessário dizer da importância de uma pesquisa como esta, que pode servir de importante balizador para as ações do Poder Público e, claro, dos empresários do comércio varejista local. Em um momento de nos reinventarmos, de buscarmos caminhos para retomar o crescimento de nossas vendas, não tenham dúvidas de que conhecer o nosso cliente, o que ele pensa, o que deseja e o que ele quer que mudemos é fundamental”, finalizou Marcelo Queiroz.

 A pesquisa completa está disponível no link: https://fecomerciorn.com.br/pesquisas/

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