26 de julho de 2018

CNI reduz previsão de crescimento do PIB de 2018 para 1,6%

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reduziu de 2,6% para 1,6% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2018. A nova projeção foi divulgada nesta quinta-feira (26) no Informe Conjuntural da entidade.

Segundo a entidade, a redução se deve ao “aumento do nível de incerteza dos últimos meses e do ambiente de dúvidas sobre os rumos do país”, principalmente, por causa do cenário eleitoral incerto.

“O aumento do nível de incerteza dos últimos meses reduziu as expectativas de crescimento da economia brasileira. Esse ambiente de dúvidas sobre os rumos do país, em virtude do resultado das eleições gerais, da futura política econômica e dos desdobramentos da recente crise nos transportes de carga rodoviária, levou a CNI a reduzir a expectativa de crescimento do PIB para 1,6% em 2018”, diz trecho do documento divulgado pela entidade representativa do empresariado.

A CNI apontou ainda que o ambiente de incertezas só mudará com a definição do quadro eleitoral e de um programa de ajuste fiscal.

No Informe Conjuntural, a entidade também derrubou a previsão de crescimento do PIB industrial de 3% para 1,8%. Na avaliação da CNI, a paralisação do transporte rodoviário de cargas, no fim de maio, afetou a atividade econômica e alterou a dinâmica de recuperação da indústria.

Emprego

Com menos crescimento econômico, a CNI também prevê uma taxa maior de desemprego para 2018. De acordo com o Informe Conjuntural, a taxa de desemprego deve fechar 2018 em 12,4%. A estimativa anterior, divulgada em abril, previa uma taxa de 11,8% no final deste ano.

O documento também traz as previsões da indústria para outros indicadores econômicos como inflação, câmbio e saldo da balança comercial.

Segundo a CNI, a previsão de inflação para 2018 passou de 3,7%, no documento anterior, para 4,2%.

A entidade também espera uma taxa média de câmbio maior. A previsão passou de R$ 3,40 em dezembro deste ano para R$ 3,80.

O documento também elevou a previsão para o superávit da balança comercial. Com isso, a CNI espera que as exportações superem as importações em US$ 62 bilhões. A previsão anterior era um saldo positivo de US$ 58 bilhões.