9 de maio de 2018

CNC e Sebrae debatem inovação

A Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizam, nos dias 8 de 9 de maio, o Movimento para Inovação em Comércio e Serviços (Movin 2018), com o propósito de debater as dificuldades atuais e as novas tendências proporcionadas pelo cenário tecnológico, que impacta positivamente nas empresas.

O painel de abertura foi composto pelo vice-presidente da CNC e presidente da Fecomércio-AM, José Roberto Tadros, pelo Ministro do Trabalho, Helton Yomura, pela diretora técnica do Sebrae, Heloísa Menezes, e pela secretária executiva do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Yana Alves.

José Roberto Tadros falou sobre a importância do evento para o empresariado, visto que os temas a serem abordados são de interesse para o setor de comércio e serviços no processo de mudanças tecnológicas, que “já atingiram a agricultura, a indústria e estão presentes cada vez mais fortes no nosso setor”.

Segundo Tadros, é preciso trabalhar essas inovações de mercado, como o e-commerce, olhando com cuidado para o emprego. “Junto com o Sebrae, temos trabalhado para estimular o empreendedorismo, que tem sido prejudicado com impostos. Esse evento é importante no sentido de nos dar a oportunidade de estudar e compreender as modernidades, para nos adequarmos aos novos modelos inovadores que podem vir a reverter o quadro econômico do País”, ressaltou.

O ministro do Trabalho, Helton Yomura, parabenizou a iniciativa da CNC e do Sebrae em proporcionar um debate sobre a inovação e o estímulo ao empreendedorismo. De acordo com o ministro, o governo federal e a pasta inovam seus serviços de maneira a contribuir com um ambiente de negócio mais atualizado com as novas demandas de empregos no País. “O Ministério do Trabalho está conectado com as transformações que vêm ocorrendo nas relações de trabalho. A retomada do emprego após a modernização da lei trabalhista demonstra que a lei pegou. Novas modalidades de contratações acompanham as necessidades dos modelos de negócios mais dinâmicos da atualidade”, afirmou o ministro.

A diretora do Sebrae, Heloísa Menezes, reforçou que o setor de comércio e serviços é o maior gerador de empregos e de maior participação no Produto Interno Bruto (PIB). “É um momento muito importante para o Sebrae e a CNC. Temos vivenciado mudanças muito importantes nas empresas. Modelos de negócios inovadores aplicados em todo o mundo”, disse Heloísa.

Segundo ela, o foco é estar atento às mudanças na forma de consumo. “O consumidor hoje está mais antenado, diante de todas as tendências da atualidade. Ele entra na internet, onde escolhe o produto, antes de ir à loja verificar sua qualidade e comprá-lo”, explicou Heloísa.

As empresas precisam prestar atenção nesse novo modo de fazer negócio de consumir. “Também é importante lembrar que o pequeno empresário não tem acesso a informações sobre como se tornar inovador no negócio. Assim, o Sebrae está empenhado em capacitar esse pequeno empresário e alavancar o pequeno negócio”, ressaltou Menezes.

Para assistir a transmissão ao vivo do evento acesse: http://movin2018.com.br