8 de março de 2024

Carnaval injetou R$ 10,2 milhões na economia de Assú, aponta Fecomércio RN

Apresentada nesta sexta-feira (8), pesquisa revela que quase 90% dos foliões pretende voltar para a próxima edição do Carnaval de Assú

Marcado por um longo feriado, o carnaval é um dos períodos mais aguardados do calendário potiguar. Em Assú, de acordo com levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC), a data movimentou mais de R$ 10,2 milhões neste ano. A festa foi aprovada tanto por foliões quanto por empresários, já que 89,6% do público pretende voltar no ano que vem e 70% dos negócios foram afetados de forma positiva.

Na manhã desta sexta-feira (8), os dados foram apresentados pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Assú e vice-presidente da Fecomércio RN, Francisco Barbosa; e pelo diretor de Inovação e Competitividade da Federação, Luciano Kleiber; ao prefeito do Assú, Gustavo Montenegro. O resultado das pesquisas foi transmitido ao vivo, no programa Caderno de Ocorrências, da Rádio Princesa FM.

“Nosso estudo deixou claro que o carnaval teve um impacto grandioso na economia do Assú, e tenho certeza que ajudará o poder público a preparar uma festa ainda maior no ano que vem. As pesquisas do IFC revelam muitos dados valiosos, que mostram não apenas do que o público gostou ou não gostou, mas principalmente como continuar melhorando”, ressaltou o vice-presidente da Fecomércio RN, Francisco Barbosa.

Maioria dos foliões já conhecia o Carnaval de Assú

A maior parte das pessoas que prestigiaram o Carnaval de Assú em 2024 pertencem ao sexo masculino (54,1%), tem de 35 a 44 anos de idade (32,3%), ensino médio completo (51,5%) e renda familiar mensal de até 2 salários-mínimos (63,7%). Além disso, a maioria reside no próprio município (77,8%), festejou junto com os parentes (42,5%) e já participou do evento pelo menos oito vezes (61,1%).

“Cerca de 32,3% das pessoas decidiram que iam passar o Carnaval em Assú com 15 dias de antecedência. Esse número é alto, naturalmente, porque a maior parte dos foliões vive no município; mas poderia ser menor se a programação fosse divulgada com mais antecedência”, comentou Luciano.

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio RN, os shows musicais (72,1%) e os blocos de rua (36,5%) foram as atividades mais procuradas por quem participou do Carnaval de Assú. Durante a festa, os foliões que vivem no município gastaram cerca de R$ 545,66; enquanto visitantes e turistas tiveram um gasto médio individual de aproximadamente R$ 605,37.

Negócios receberam média de 151 clientes durante a festa

Para atender a demanda gerada pelo carnaval, os negócios de Assú investiram principalmente na ampliação do estoque (60%) e na variedade dos produtos oferecidos (39,3%). Dos empreendedores entrevistados pelo Instituto Fecomércio RN, cerca de 22,7% também afirmaram que precisaram contratar funcionários temporários para trabalhar durante o período da festa.

Além disso, buscando atrair mais clientes durante o Carnaval de Assú, muitos empresários da região utilizaram estratégias de divulgação (40%), além de realizar promoções (31,3%) e oferecer um atendimento personalizado (31,3%). No período da festa, a maior parte dos negócios locais funcionou de 3 a 4 dias (60%), recebendo uma média de 151 clientes e faturando cerca de R$ 2.756,67 por dia.

“Não estamos falando daquele cliente que entrou na loja, perguntou o preço e não comprou. Estamos falando de vendas efetivadas. Ou seja, os empreendedores de Assú venderam, em média, para 151 pessoas por dia de carnaval. Quem vive do comércio sabe que isso não é fácil” ressaltou o diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleber.

“Estou muito feliz com o resultado da pesquisa, principalmente porque ela confirmou que nosso investimento foi importante para os pequenos, para aqueles que muitas vezes estão desempregados, e encontraram no carnaval uma forma de levar o sustento para suas famílias” afirmou o prefeito de Assú, Gustavo Montenegro.

Metodologia – Para mapear a percepção dos empresários e o perfil dos participantes do Carnaval de Assú, o Instituto Fecomércio RN ouviu um total de 150 empreendedores e de 501 foliões. As entrevistas foram realizadas entre os dias 9 e 13 de fevereiro, nos locais de atrações do Carnaval no município. As pesquisas têm margem de erro de aproximadamente 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Confira as pesquisas completas no site: https://fecomerciorn.com.br/pesquisas/