O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, esteve em Canguaretama, distante 67 quilômetros de Natal, na noite desta segunda-feira, 14.04, participando do evento que marcou a chegada da Carreta-Escola de Turismo e Hotelaria do Senac à cidade. Em seu discurso, ele destacou a importância da qualificação profissional, e a qualidade dos cursos ofertados pelo Senac. Para isso, citou o exemplo da aluna Juliana Almeida, que foi campeã do WorldSkills, competição de educação profissional onde participaram alunos de todas as Américas.
“Juliana, que é moradora da Vila da Maísa, uma comunidade localizada na periferia de Mossoró, aluna do Senac no curso de Cabeleireiro, chegou até nossas salas de aula por meio do Programa Senac de Gratuidade, o PSG. O mesmo PSG que chega agora a Canguaretama, através desta carreta, que vai oferecer vagas completamente gratuitas, em cursos da área de Turismo e Hotelaria. Uma área completamente alinhada com a vocação econômica da cidade”, frisou Queiroz, aplaudido por todos.
Estiveram presentes à solenidade, a prefeita do Município, Maria de Fátima Borges Marinho; o diretor Regional do Senac, Helder Cavalcanti Vieira; a diretora de Educação Profissional do Senac, Zilca Pascoal; a diretora administrativo-financeira do Senac, Elza Isac; o presidente da Câmara dos Vereadores, João Paulo Pessoa; além de vereadores, secretários municipais, empresários e a população.
“Estes cursos chegam em uma época, em que não só a nossa cidade, como também todo o Brasil se prepara para receber mais turistas, em virtude da Copa do Mundo de Futebol. Quero agradecer a parceria do Sistema Fecomércio, e espero que essa seja uma forma de nossa população aperfeiçoar os conhecimentos, e também de abertura de novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, disse a prefeita Maria de Fátima Borges Marinho.
O Conselheiro do Senac e Diretor da Fecomércio, Orlando Caldas, que tem familiares no município destacou a relevância destes cursos: “É muito importante esta interiorização. Ainda mais chegando a uma cidade como Canguaretama, que é turística, que tem mais de mil leitos. O que a Fecomércio deixa para a cidade, é aquilo que um pai deixa para um filho: a educação, o conhecimento”. O secretário de Turismo do município, Paulo César Fernandes, compartilhou da opinião do conselheiro: “A chegada destes cursos marca um novo tempo para nossa cidade, e vai beneficiar a população e as empresas. O turismo está crescendo e depois de concluídas as aulas, vamos conseguir inserir estas pessoas no mercado de trabalho”.
A carreta faz parte do Programa Senac Móvel, e a previsão é que sejam formadas, gratuitamente, cerca de 180 pessoas. Canguaretama é o terceiro município a receber uma unidade móvel do Senac este ano. Atualmente, as cidades de Paraú e Jucurutu também estão sendo beneficiados pela iniciativa. “Sabemos que Canguaretama tem um forte apelo turístico, e com a interiorização dos nossos cursos, chegamos para fortalecer o comércio local por meio da formação de mão de obra qualificada”, afirmou o diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti.
Serão formadas 12 turmas, para dez cursos na área de Turismo e Hotelaria: Cozinha light e dietética; Preparo de doces e salgados para festas; Técnicas de preparo de peixes e frutos do mar; Manipulação segura de alimentos; Qualidade em serviços turísticos; Técnicas de preparo de lanches e sanduíches; Aperfeiçoamento em bolos e tortas; Técnicas de petiscos e comida de boteco; Técnicas de produção de sobremesas; e Cozinha regional.
As aulas iniciam no próximo dia 22 de abril, com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Quem desejar se capacitar, ainda dá tempo: é só se dirigir à Secretaria de Assistência Social de Canguaretama, e checar quais cursos ainda tem vagas disponíveis. A carreta fica no município até o mês de junho.
“Até o final deste ano, iremos capacitar em todo o Rio Grande do Norte, nas centenas de cursos que temos em nosso portfólio, aproximadamente 60 mil pessoas. Deste total, quase 40 mil serão em vagas gratuitas. Esta é uma das formas que o Sistema Fecomércio, que os empresários do comércio de Bens e Serviços deste estado, têm de contribuir, de forma efetiva e eficaz, com o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte”, concluiu o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz.
SENAC MÓVEL
O Programa Senac Móvel funciona em carretas, que levam aos municípios onde não há estrutura física, equipamentos e infraestrutura necessários para a realização dos cursos de educação profissional com o mesmo padrão de qualidade das unidades fixas. Cruza os municípios potiguares onde não existe estrutura física, com o objetivo de democratizar ao máximo o acesso à educação para o trabalho. O Programa atua nas áreas de Moda e Beleza, Turismo e Hotelaria e Informática e Administração.