Menos comerciantes estão preocupados com excesso de estoques na Região Metropolitana de São Paulo, segundo Índice de Estoques da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Segundo o índice mensal, essa preocupação atinge 29,8% dos comerciantes em setembro, frente aos 30,7% registrados um mês antes.
De acordo com a pesquisa, 53,9% dos varejistas da área acreditam ter um nível de estoques adequado. Em agosto, essa era a percepção de 53,6% dos entrevistados. Por outro lado, dos 45,6% que consideram ter estoques inadequados, 15,8% assinalaram a falta de produtos como motivo, superior aos 15,3% de agosto.
O indicador, que varia entre zero (inadequação total) e 200 pontos (adequação total), atingiu 108,3 pontos em setembro, alta de 0,7% em relação a agosto.Segundo a Federação, a melhora no índice pode indicar um sinal de recuperação.
Os economistas da FecomercioSP lembram que, em longo prazo, o estoque abaixo do necessário é prejudicial para o comércio, mas, neste momento, ele é importante por indicar que os empresários estão buscando um equilíbrio.
Eles ainda acrescentam que a aproximação do período de encomendas para o Natal também pode contribuir para a adaptação dos estoques ao esperado aumento de vendas. A expectativa, no entanto, não é de recuperação expressiva.
*Fonte: Portal no Varejo