26 de maio de 2023

Brasileiros preferem redes sociais para receber informações sobre produtos

Um estudo da MoEngage, martech especializada em engajamento de consumidores, revelou que as redes sociais são o canal preferido da maioria (52%) dos consumidores brasileiros para receber informações sobre lançamentos de produtos. O levantamento, que analisou mais de 4 bilhões de interações e 20 bilhões de mensagens, oferece insights valiosos sobre os hábitos de consumo na América Latina.

Segundo a pesquisa, as redes sociais despontam como o meio escolhido por 52% dos consumidores brasileiros para acompanhar lançamentos de produtos. Plataformas como Instagram, YouTube, Snapchat, Facebook e Reddit são as preferidas quando se trata de receber atualizações sobre novidades no mercado.

Essa preferência está em sintonia com a disseminação do acesso à internet na América Latina, que alcançou uma taxa de 66,1% em 2022. No Brasil, esse número chega a 70,2%, enquanto no Chile chega a 82,30%.

Diversidade de canais de comunicação
A pesquisa também revelou que os consumidores brasileiros têm diferentes preferências quando se trata de receber informações relacionadas a produtos. O WhatsApp lidera a preferência dos entrevistados, 26% preferem receber lembretes de renovações de assinaturas por meio do aplicativo de mensagens. Enquanto isso, 14,8% optam por receber anúncios por e-mail, 11,2% preferem mensagens nos próprios aplicativos ou banners nos sites, e 11,2% consideram o Whatsapp ou Facebook como canais interessantes. Notificações via push são a escolha de 6% dos consumidores, enquanto 4,8% preferem alertas por SMS.

Diferente do Brasil, o WhatsApp não é uma das preferências no Chile, onde apenas 3,20% dos entrevistados afirmam preferir receber alertas através do aplicativo de mensagens, junto com o Facebook. Os alertas através das redes sociais, assim como no Brasil, também estão no topo no Chile, com 56% das preferências, seguidas de e-mail (19,6%), mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites (9,2%). Opções como notificações via push (6,40%) e SMS (5,6%) têm valores parecidos em ambos os países.

Acompanhamento do status de entrega dos pedidos
Quando se trata de acompanhar o status de entrega dos pedidos, os consumidores brasileiros têm suas preferências claras. De acordo com a pesquisa, 31,6% dos entrevistados preferem receber avisos sobre o envio de seus pedidos por e-mail, enquanto 22,8% optam pelo WhatsApp e 18,4% escolhem notificações via push. Além disso, 14,4% dos consumidores preferem alertas por SMS, e 12,8% mencionam mensagens recebidas nos aplicativos ou banners nos sites como sua opção favorita.

No Chile, as preferências para acompanhar o status de entrega dos pedidos diferem um pouco. 38% dos chilenos preferem receber avisos por e-mail, 18,4% optam por mensagens recebidas nos aplicativos ou banners nos sites, e 16% escolhem notificações via push como canal preferido.

Lembretes sobre assinaturas e renovações
Quando se trata de receber lembretes sobre assinaturas e renovações, a tríade de canais de comunicação – e-mail, WhatsApp e notificações via push – mais uma vez se destaca entre os brasileiros. Segundo o estudo, 28,8% dos consumidores preferem receber comunicações por e-mail, 26% escolhem o WhatsApp ou Facebook, e 19,2% optam por notificações via push. Além desses canais, 17,2% mencionam mensagens recebidas nos aplicativos ou banners nos sites, enquanto 8,8% preferem alertas por SMS.

No Chile, os lembretes sobre assinaturas e renovações são bem recebidos por e-mail, com 43,2% das preferências. Notificações via push são a escolha de 20% dos entrevistados, e mensagens recebidas nos aplicativos ou banners nos sites são preferíveis para 14,8% dos consumidores.

Experiência personalizada para melhor engajamento
A pesquisa ressalta a importância de oferecer experiências personalizadas aos consumidores, resultando em melhores resultados e maior engajamento. Para alcançar esses objetivos, a MoEngage indica coletar informações sobre as preferências dos consumidores, segmentar interesses e comunicar-se de acordo com essas afinidades. Além disso, é interessante enviar alertas de texto com base no comportamento do consumidor e aproveitar a inteligência artificial para monitorar métricas e agendar campanhas de engajamento no momento mais adequado é uma estratégia eficaz.

Adaptação às preferências do consumidor latino-americano
Com base nos resultados abrangentes dessa pesquisa, é possível concluir que os consumidores latino-americanos, incluindo os brasileiros, possuem preferências quanto aos canaisdecomunicação, mas todos desejam se sentir exclusivos. As empresas que se adaptarem a essas preferências e investirem em estratégias personalizadas de engajamento terão uma vantagem significativa no mercado em constante evolução do consumo digital.

Personalização é o caminho para o sucesso das marcas de consumo
As marcas de consumo na América Latina enfrentam o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Nesse contexto, a personalização emerge como uma estratégia para impulsionar a retenção de clientes, aumentar a fidelidade à marca e maximizar o Lifetime Value (LTV) e a receita.

Ao compreender as preferências dos consumidores e utilizar os canais de comunicação adequados para cada objetivo, as marcas podem criar conexões genuínas em cada interação. A análise da jornada do cliente e do comportamento do consumidor é fundamental para direcionar as ações e oferecer experiências únicas, que vão além do produto e estabelecem conexões duradouras.

Ao investir em estratégias personalizadas, as empresas poderão se destacar em um mundo cada vez mais digital e com consumidores exigentes. Além disso, poderão aumentar a satisfação dos clientes e garantir um crescimento sustentável no mercado altamente dinâmico da América Latina.

Fonte: CNDL