Os turistas argentinos foram os que mais procuraram Natal em 2015, segundo o Ministério do Turismo, a partir dos resultados da pesquisa de Demanda Turística Internacional. A Argentina representou 30% dos visitantes estrangeiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo. O país vizinho da América do Sul lidera há três anos a estatística de visitação.
De acordo com o Ministério do Turismo, a Itália é a segunda nação que mais envia turistas ao RN, com 9,3% dos visitantes. Já os Estados Unidos, com 7%, é o terceiro maior emissor turístico. A grande surpresa da pesquisa é a presença de turistas da Coréia do Sul, que não figurava entre os principais emissores, mas que agora representa 4,5% dos visitantes.
A pesquisa mostra que 37% dos estrangeiros que desembarcaram em terras potiguares viajaram sozinhos. Além disso, mais 76% dos visitantes já haviam visitado Natal outras vezes. O lazer em praias, com 83% das repostas, foi o principal motivo da viagem.
Além das praias de Natal, o segundo local mais visitado foi o município de Tibau do Sul, principalmente a Praia de Pipa, de acordo com 9% dos visitantes.
Dos visitantes, 95% afirmaram que tem intenção de retornar para uma nova estadia em Natal. Ainda segundo a pesquisa, 79% dos entrevistados avaliaram que a viagem superou ou atendeu plenamente as expectativas.
A Internet foi a principal fonte de consulta dos visitantes internacionais que estiveram no RN em 2015, sendo utilizada por 45% dos turistas. O estudo mostra que a cada ano, a rede mundial de computadores ganha mais importância em relação a outros meios de informação. Em 2011, ela representava 39% das fontes de consultas. Apesar da importância da internet, os turistas estrangeiros também recorrem a outras fontes de informação, como a opção amigos e parentes, que somou 37% dos casos.
Os estrangeiros passaram, em média, 12 dias em terras potiguares. Houve um aumento em relação aos anos anteriores, quando o prazo de viagem se estendia em até 10 dias.
Os visitantes apontaram como positivos os serviços de hospedagem, táxi, restaurantes, alojamentos e diversões noturnas. No entanto, os turistas criticaram as rodovias e as telecomunicações.
Ainda de acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil foi o destino escolhido por 6,3 milhões de turistas estrangeiros. Dos visitantes, 95% afirmaram que têm intenção de retornar ao país.
O estudo mostra ainda que 51,3% dos visitantes escolheram o país para atividades de lazer, 20,2% para negócios e eventos e 28,5% para visita a amigos, familiares, atividades educativas, de saúde ou religiosas.
No quesito lazer, as praias brasileiras foram o destino preferido de 69,4% dos turistas, um crescimento de 41% em relação a 2014, seguido de natureza, ecoturismo ou aventura (15,7%) e cultura (12,1%).
Os atrativos naturais também despertaram mais interesse dos estrangeiros em 2015, um crescimento de 23% em relação a 2014. Os números reforçam a posição do país no Fórum Econômico Mundial como o número um em recursos naturais.
Fonte: Novo Jornal