13 de outubro de 2021

62% dos consumidores usam celular como único canal de compras on-line; veja dicas para seu negócio

A maioria dos consumidores utiliza o celular como único canal de compras on-line. Segundo estudo realizado pela MeSeems/MindMiners a pedido do Google, o número de brasileiros que consomem exclusivamente dessa forma chega a 62%.

Focar em oferecer uma boa experiência para os consumidores pelo celular deve ser o foco de quem vende pela internet, de acordo com Claudia Carneiro, gerente sênior de estratégia mobile do Google Brasil.

“As empresas sabem que a interação no smartphone é diferente do computador, mas ainda não se deram conta de que uma usabilidade ruim no celular impacta negativamente a receita”, explica Claudia.
Para a gerente, poucos investimentos têm um potencial de retorno tão alto para as empresas.

“A otimização do design para melhorar a taxa de conversão no celular deveria ser a prioridade número um das empresas”, alerta.

Dificuldades
Melhorar a experiência mobile é um desafio para empresas de todos os tamanhos. De acordo com Claudia, é muito comum notar vários problemas de usabilidade em sites mobile ou apps de e-commerce.

“Baseado em diversas pesquisas com consumidores, podemos afirmar com muita convicção que, hoje, os grandes sites de e-commerce do Brasil ainda estão muito aquém das expectativas dos usuários e do seu potencial”, afirma Claudia.

Mesmo com esse cenário, Cludia garante que pequenas e médias empresas podem melhorar a experiência de seus clientes pelo celular. A pedido do g1, o Google dá dicas para aprimorar a experiência mobile dos usuários e ajudar a aumentar as vendas:

1- Permita compras sem cadastro
Possibilitar que um usuário faça uma compra sem necessidade de fazer um cadastro pode impactar diretamente a taxa de conversão do negócio. Estudo do Instituto Baymard revelou que 35% dos carrinhos são abandonados quando o site obriga o usuário a se cadastrar para concluir a compra.

2- Esqueça formulários muito longos
Reduzir ao máximo os campos desnecessários no formulário de compra e cadastro também pode influenciar as vendas. No mesmo estudo do Instituto Baymard, um terço de todos os carrinhos são abandonados por conta de longos e complexos formulários para realizar a compra. Pergunte-se quais dados sua empresa realmente necessita e remova as informações dispensáveis.

3- Melhore o desempenho do site
Carregamento, interatividade e estabilidade são os três indicadores para avaliar o desempenho de um site. É preciso sempre monitorar esses indicadores.

4- Aprimore a experiência de busca
A barra de busca deve ter um lugar de destaque no site. É importante também que toda busca feita exiba algum resultado, mesmo que de um produto similar. Muitos usuários que compram pelo celular começam o processo de pesquisa através dessa barra de busca.

5- Destaque as categorias
Para oferecer uma boa usabilidade para o cliente é importante destacar as categorias de produtos que o negócio oferece acima da dobra da página. Dessa forma, o usuário consegue captar facilmente tudo o que a empresa oferece. Essa dica vale principalmente para negócios com grande variedade de produtos disponíveis.

6- Ofereça filtros
Adicione o maior número de opções de filtros e de classificações dos resultados no site. Estudo do Google realizado em 2020, feito em sete países da Europa, mostrou que 88% dos usuários declaram que a condição de filtrar e ordenar os resultados ajuda a reduzir a tensão diante do excesso de informações. Os problemas mais relatados pelos usuários são as poucas opções de filtragem, design confuso da ferramenta e falta de lógica nos resultados.

7- Use imagens
O site deve ter imagens de cada produto, preferencialmente em alta qualidade, com ângulos diferentes e com a possibilidade de zoom para maior nitidez. Como a tela do celular é pequena, ampliar as imagens dos produtos virou uma condição indispensável na interação do cliente.

8- Valorize a opinião do usuário
Disponibilizar as avaliações do produto de usuários que já compraram é uma validação importante para os consumidores, principalmente quando ainda não conhecem o produto ou a marca.

9- Informe sobre frete e entrega
As informações de valor de frete devem estar de forma clara e acessível. E, sempre que possível, oferecer condições especiais. O estudo do Instituto Baymard mostrou que 55% dos usuários abandonam o carrinho por conta dos custos adicionais, como o frete. Portanto, é importante mostrar o valor o quanto antes para não frustrar o cliente no momento de finalização da compra.

10- Facilite a navegação
É preciso ajudar o cliente a finalizar a comprar, tornando o mais simples possível onde clicar e onde inserir as informações. Deixe os botões visíveis e de fácil acesso, ajudando o cliente em todo o processo.

Fonte: G1 Economia