11 de agosto de 2023

38° CNSE: congressistas se despedem de Natal e conhecem anfitriões da próxima edição

Além da cerimônia de encerramento, despedida foi marcada por palestra motivacional do escritor Marcos Rossi

Depois de três dias de atividades para as principais entidades sindicais do país, o 38° Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE) teve seu encerramento realizado na noite desta quarta-feira (9), no Centro de Convenções de Natal. O presidente da Fecomércio RN e 1º diretor administrativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Queiroz, aproveitou a cerimônia para agradecer a presença das lideranças que prestigiaram mais uma edição do evento anual.

“Durante este congresso, aprendemos que juntos somos mais fortes. A troca de conhecimentos e ideias entre nós, líderes empresariais, fortalece nossa comunidade e impulsiona nossos setores. Hoje, celebramos as conexões construídas e o trabalho conjunto para construir uma economia mais dinâmica, sustentável e inclusiva”, destacou o presidente da Fecomércio RN.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Rio Grande do Norte (Sindilojas RN) e anfitrião do evento, Gilberto Costa, ressaltou a importância do evento e agradeceu a participação das entidades.

“Foram dias de debates sobre o futuro do varejo e onde compartilhamos experiências e reflexões para um sistema sindical empresarial brasileiro mais forte e unido. Estou muito orgulhoso porque Natal, conhecida como a cidade do sol, foi a capital do comércio nos últimos três dias. Espero que todos tenham aproveitado cada momento deste evento, cujos resultados merecem ser comemorados”, afirmou Gilberto.

O estado com a maior participação no evento foi Minas Gerais, que inscreveu 147 pessoas. Em agradecimento à organização do evento, a comitiva dos sindicatos patronais mineiros presenteou o anfitrião do 38° CNSE com uma obra de arte regional. “Gostaria de quebrar o protocolo. Minas Gerais trouxe um presente pra você, presidente Gilberto, em homenagem a esse evento maravilhoso”, disse o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), Nadim Elias.

Melhores trabalhos técnicos foram premiados

Além disso, na cerimônia de encerramento, os autores dos melhores trabalhos técnicos apresentados durante o congresso foram premiados pela organização. O prêmio dos assessores executivos ficou com o gerente do Sindilojas Belo Horizonte e Região MG, Sérgio Nigri, que desenvolveu o trabalho “Associativismo: relacionamento para resultados institucionais e comerciais”.

Na categoria jurídica, a vencedora foi Lúcia Witczack, do Sindilojas São Leopoldo, com o trabalho “Tema 1046 e os primeiros acórdãos do Tribunal Superior do Trabalho”; e na reunião de comunicação sindical, o destaque foi o trabalho “De lojista para lojista: rodada de negócios”, desenvolvido por Rafael Rodrigo da Silva, do Sindilojas Novo Hamburgo.

Congressistas conheceram anfitriões do 39° CNSE

Durante a cerimônia de encerramento, os congressistas também conheceram os anfitriões da próxima edição do evento. O 39° Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais será realizado de 15 a 17 de maio, no Expocentro de Balneário Camboriú, pelos Sindicatos do Comércio Varejista de Santa Catarina e de Itajaí.

“Todos que lideraram alguma edição deixaram uma marca. Parabéns, presidente Gilberto! Agradecemos a organização e empenho, e agora chegou a nossa vez. Quero que todos entrem no clima da próxima edição, que tem tudo para ser histórica. Esperamos vocês em Balneário Camboriú, um lugar que encanta brasileiros e estrangeiros, e que tenho certeza que vai conquistar o coração de vocês”, afirmou Rosemari Tomazone, presidente do Sindilojas BC.

Palestra motivacional encerra terceiro e último dia de evento

Na tarde desta sexta-feira (11), antes de se despedir, os executivos conheceram a história de superação do escritor Marcos Rossi. O escritor nasceu com a Síndrome de Hanhart, que impediu o desenvolvimento de seus braços e pernas. Apesar de todos os obstáculos, Marcos é um exemplo de garra e dedicação. No 38° CNSE, ele compartilhou as lições que o levaram tão longe.

“Esses momentos e encontros são muito importantes. Por favor, não se deixem levar por aquela voz interna do medo, lá no fundo, que insiste em dizer: ‘e se?’. Agora é a hora sim! De fazer mais um treinamento, de participar de mais um evento, de se aperfeiçoar e tentar coisas novas”, pediu o influenciador.

Congresso reuniu 1200 pessoas no Centro de Convenções de Natal

Realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista do Rio Grande do Norte (Sindilojas RN) e pela Fecomércio RN, o 38º CNSE reuniu 1200 pessoas no Centro de Convenções de Natal. Com o tema “Fortalecer sindicatos é preparar as empresas”, o evento teve uma extensa programação focada nos interesses do sindicalismo patronal. Durante três dias, de 9 a 11 de agosto, líderes empresariais de todo o país compartilharam boas práticas e se informaram sobre o que há de mais relevante no setor produtivo.

Nesta sexta-feira (11), além de momento motivacional com Marcos Rossi, o evento foi palco de palestra do futurista Gil Giardelli, que falou sobre as tendências tecnológicas que vão ditar os rumos do varejo; e debate entre lideranças da Justiça do Trabalho, que discutiram os pontos negativos e positivos da medida. O 38° CNSE teve patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae Nacional, além de apoio do Sistema Comércio do RN.