Artigos do Presidente

10 de agosto de 2025

Uma tarifa, muitos impactos

Marcelo Queiroz – presidente do Sistema Fecomércio RN

Os olhos do mundo estão voltados ao Brasil desde que os Estados Unidos anunciaram a imposição de tarifas de 50% aos produtos brasileiros, a maior taxa mundial do chamado “tarifaço”. A decisão inesperada, desproporcional e injustificada soou como um trovão em céu claro. Ainda assim, precisa ser tratada com equilíbrio, inteligência e foco no diálogo, em busca de uma solução negociada que preserve empregos, renda e a relação histórica de parceria entre Brasil e Estados Unidos.

O Sistema Fecomércio RN, ao lado da CNC, defende que, em um mundo cada vez mais interdependente, desestimular a integração econômica global é andar para trás. O Brasil sempre foi uma economia ocidental, aliada aos Estados Unidos. Não devemos antagonizar com a maior potência do mundo, mas reafirmar nossos valores democráticos e buscar o entendimento diplomático, mesmo diante das tensões no âmbito dos Brics.

No Rio Grande do Norte, ainda não há clareza sobre o impacto total. Levantamento do Estadão, com dados do Ministério do Desenvolvimento, mostra que nove municípios potiguares serão afetados. Em 2024, exportamos mais de US$ 67 milhões para os EUA. Nosso pescado, nosso sal, nossas frutas e nosso caramelo, frutos do esforço diário de centenas de produtores potiguares, encontram nos Estados Unidos seu principal mercado. Qualquer descompasso nessa engrenagem pode comprometer cadeias produtivas inteiras.

Por isso, temos atuado de forma colaborativa. Integramos o comitê da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do RN e, junto às demais entidades do setor produtivo, alertamos para os riscos das novas tarifas. Defendemos que o Brasil explore, com firmeza e serenidade, os canais diplomáticos para evitar que nossa economia seja impactada de forma tão severa. Essa não é uma disputa de “Davi contra Golias” em que possamos arriscar; é uma questão de sobrevivência para muitos negócios e empregos.

Também reforçamos nosso trabalho em soluções estruturantes de médio e longo prazo. Por meio do Senac, executamos no RN o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), em parceria com a ApexBrasil, com a meta de preparar 200 empresas para competir no mercado externo até 2026. Até agora, 73 já foram atendidas em Natal, Mossoró, Caicó e Guamaré.

As tarifas impostas não são apenas números: são obstáculos a sonhos, a trajetórias e a projetos de vida. Defendemos que a postura do governo deve ser pautada em realismo, visão estratégica e sanidade.

Outros artigos

Ir para o conteúdo
Fecomércio RN
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.