Artigos do Presidente

10 de junho de 2019

Turismo, pilar do nosso desenvolvimento

Marcelo Queiroz

Presidente do Sistema Fecomércio RN

Começo este texto pedindo desculpas pela obviedade do título acima. Mas alguém já disse que “o óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar”. Assim sendo, é sempre importante ressaltarmos a afirmação acima, com números e argumentos. O turismo responde atualmente por cerca de 30% do PIB potiguar. Estamos falando, portanto, de uma movimentação financeira na casa dos US$ 4,5 bilhões por ano no nosso Estado, em uma rede que envolve mais de 55 segmentos produtivos. Somente em empregos formais e diretos, são cerca de 100 mil. Se computarmos os empregos informais e indiretos, podemos falar de algo em torno de 300 mil pessoas ocupadas hoje no Rio Grande do Norte graças à atividade turística.

Este artigo foi publicado em 09 de junho de 2019 no jornal Tribuna do Norte

E não para por aí. No nosso estado – onde a vocação para a atividade é um dom de Deus, ratificado pela hospitalidade nata do nosso povo – o turismo impacta diretamente em praticamente toda a economia. Comércio e serviços, por exemplo, que respondem por algo em torno de 64% do Produto Interno potiguar, têm seus desempenhos intimamente ligados ao fluxo turístico do RN.

Não por acaso, na condição de presidente do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, tenho estimulado um trabalho amplo e bastante focado no estímulo ao turismo e suas nuances. Um trabalho que envolve as três entidades de nosso Sistema (Fecomércio, Sesc e Senac RN), além do Sebrae RN, cujo Conselho Deliberativo Estadual também presido, e tem colhido frutos muito interessantes.

Entre as ações principais que temos levado adiante neste setor, podemos destacar o canal perene de parceria que mantemos com a Alemanha, particularmente com o estado da Renânia-Palatinado, tanto com o próprio Governo Alemão quanto com instituições empresariais daquele país. Um dos maiores ícones deste trabalho é o vitorioso Projeto Verena, que promove a capacitação e profissionalização de nossos destinos turísticos, tomando por base metodologias e expertises do país parceiro, com a permanência aqui de consultores alemães que percorrem os municípios turísticos. Este é um trabalho que está, de fato, transformando, com maestria, a forma como encaramos a atividade turística, suas metas e seus resultados.

A assertividade do Projeto Verena – já confirmada pelos municípios nos quais ele aportou – foi ratificada no ano passado com a outorga do Prêmio Nacional de Turismo, concedido pelo Ministério do Turismo, na categoria “Turismo Social – Capacitação para Roteiros Inovadores”. Além disso, ele também está servindo de base para o Programa Invest Turismo, lançado na semana passada pelo Ministério do Turismo, que vai trabalhar rotas pelo país, sendo duas no nosso estado (Natal e Litoral), com um modelo baseado na governança transversal. Hoje, o Verena já está presente em são Miguel do Gostoso, Parnamirim e Tibau do Sul.

Também preciso citar aqui a reinauguração, realizada em fevereiro passado, do nosso Hotel-Escola Senac Barreira Roxa. O equipamento ressurge após um investimento realizado com recursos das grandes e médias empresas do comércio e dos serviços do estado e do país. E chega dotado de um novo Centro de Educação Profissional, que nos permitirá capacitar e qualificar cerca de dois mil profissionais por ano, em um nível de excelência que é marca registrada do Senac e que, como todos sabem, contribui substancialmente para a qualidade dos serviços prestados pelas empresas de turismo deste Estado aos nossos visitantes, com reflexos diretos e extremamente positivos no bom conceito mantido pelo Rio Grande do Norte como destino turístico.

Nunca é demais lembrar, ainda, que a excelência da mão de obra que formamos é referendada constantemente, seja pelo altíssimo nível de empregabilidade dos nossos alunos egressos, seja pelo sucesso que eles alcançam em competições nacionais e até internacionais. É o caso, por exemplo, de Gustavo Almeida, aluno do nosso programa de gratuidade, que está indo representar o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo, que acontece em agosto, na Rússia.

Em suma, meus amigos, o Sistema Fecomércio RN tem procurado ser uma ponte que ratifica o poder transformador do turismo para as economias das localidades onde a atividade se faz presente. Qualificamos as pessoas para que elas possam aproveitar as oportunidades. Este é nosso trabalho, e nosso orgulho. Mas temos ainda mais orgulho de todos os empresários que confiam no potencial desse importante segmento econômico e investem alto na atividade turística no Rio Grande do Norte.

Faço questão de registrar tudo isso exatamente para que a frase que citei no início deste texto nos faça refletir. A imensa relevância do turismo para a nossa economia, mesmo óbvia, precisa estar às nossas vistas e ser enaltecida diariamente. Para que todos nós façamos a nossa parte. Porque com um turismo forte, ganha toda a economia potiguar.

Outros artigos